BOLSA BRASILEIRA: NUNCA CRITIQUEI

Se tem alguém que não prometeu nada e entregou tudo, em 2022, foi a bolsa brasileira! Com uma valorização de 12% nesse mês (em dólares), ela figurou entre os melhores desempenhos no mundo. Uma combinação de juros mais altos nos EUA, interesse por commodities e múltiplos baixos nos principais papéis por aqui fez com que a nossa bolsa atraísse o interesse dos gringos e animasse também o investidor local.

PRA GRINGO É MAIS... BARATO!

Um fenômeno interessante desse processo foi ver o investidor gringo fazendo um verdadeiro saldão por aqui, principalmente em setores como commodities e bancos, enquanto os institucionais brasileiros (grandes gestoras) tiveram que vender muita coisa para atender aos crescentes resgates do investidor pessoa física em seus fundos. Com a renda fixa batendo os dois dígitos, fica difícil segurar.

NY EM QUEDA

Já lá fora o cenário tem sido vermelho. As bolsas americanas têm sofrido uma forte correção, com o S&P500 caindo 10% e o Nasdaq-100 caindo algo próximo a 15%. Para o investidor brasileiro isso tudo é muito bom. O interesse por internacionalizar parte do portfólio é crescente e faltava justamente um bom ponto de entrada. Quem bateu o olho nos resultados trimestrais de empresas como Google, Apple e Facebook sabe que uma queda no valor das ações não é capaz de tirar a hegemonia dessas companhias na corrida tecnológica mundial.

O COPO TÉRMICO VAI SALVAR A ECONOMIA BRASILEIRA

Se tem algo com mais potencial de polarização que Bolsonaro e Lula é ele... o copo Stanley! O copo térmico que promete manter sua cerveja gelada por 4h, sem explicar quem demora 4h para tomar cerveja, vem movimentando a internet há meses e conquistando fãs e detratores.

A empresa não divulga números de faturamento (ou eu que não achei), mas a concorrência tem observado esse hype com atenção. Na semana passada a Philco lançou o seu copo “Philco Force Thermo”, que promete manter a bebida gelada por 15 horas. Alguém duvida que esses copos serão capazes de sensibilizar o nosso PIB?

E O FARIA LIMER, POR ONDE ANDA?

Você piscou e os habitantes do Condado pararam de fazer stories no Nordeste e começaram a postar esquiando em Courchevel ou nos Estados Unidos. Até uma nova modalidade foi inventada: o Snow Beach Tennis, que junta o beach tennis praticado em tanques de areia em SP com a neve do hemisfério norte. Muita gente já imagina uma comitiva da Faria Lima na Olimpíada de inverno!

Arthurito da Faria Lima tem mais de uma década de experiência no mercado financeiro e lançou seu perfil no Instagram, em agosto de 2020, para comentar os bastidores do Condado da Faria Lima - de preferência apreciando um bom Negroni. Nos fins de semana, costuma desembarcar com a sua “tropa” na Baleia, em Campos ou na Península.