EXPERTSHUMANAMENTE POSSÍVEL

A hora do engajamento

O engajamento é filho dos Grandes Líderes, daqueles que batem as metas, facilmente e sorrindo, mas que usam o resultado de curto prazo para plantar o sucesso dos anos seguintes

 

Estamos chegando ao final do ano, hora de balanços, metas e orçamentos. Vai bater as metas do ano? Seu balanço está positivo? O orçamento de 2020 vai ser baseado nas justificativas ou nos sonhos?

Existem infinitas razões para justificar uma performance fraca, tantos problemas externos, economia, concorrência… Isso é exatamente o que seus competidores que vão desaparecer estão fazendo.

E aposto que muitos deles têm as ferramentas, a tecnologia, o capital e pessoas de alta formação para competir. Pobres são as empresas que vivem apenas de balanços, pobres os gestores que vivem apenas de metas. Aonde vão?

Enquanto isso surgem os Grandes Líderes, aqueles que sonham grande e que querem muito mais da vida do que a manutenção do emprego. São pragmáticos e usam de toda a racionalidade para competir. Estratégia, tecnologia, investimentos, pesquisas, recursos humanos, marketing…

Mas veja, sabem que tudo isso é fundamental, mas não é suficiente. Conhecem uma pequena frase de Eduardo Gianetti, extraída do prefácio do seu livro Auto-engano: “A racionalidade orienta mas não move; a ciência ilumina mas não sacia”.

Daí que estes Grandes Líderes sabem que o maior diferencial competitivo vem da emoção. Querem a perpetuidade dos negócios e da sua gestão. Além da mente querem o coração, querem metas impossíveis pois acreditam que o impossível é apenas uma opinião. Estes são os que nas suas orações pedem mais que o pão. Eles querem é a fome de todo dia.

Quando seu time se enxergar no futuro brilhante, os problemas atuais serão apenas operacionais e juntos vocês vão construir uma performance espetacular

Engajamento!!! Este é nome que se dá a soma da racionalidade com a emotividade. O engajamento é filho dos Grandes Líderes, daqueles que batem as metas, facilmente e sorrindo, mas que usam o resultado de curto prazo para plantar o sucesso dos anos seguintes. E que moram no coração dos seguidores, único lugar aonde existe perpetuidade.

Vamos ao orçamento de 2020. Comece pela visão de 2025, olhe para o sonho, a visão, o propósito. Não se prenda ao mercado, a economia, as desculpas. Junte seu time, entre no meio da confusão, assuma o controle do futuro e daí, voltando no tempo, chegue no ano que vem. Assim você vai ter o orçamento do engajamento, o novo início dos melhores anos do seu negócio.

Quando seu time se enxergar no futuro brilhante, os problemas atuais serão apenas operacionais e juntos vocês vão construir uma performance espetacular. Mas lembre, a eternidade vive no presente, junte o sonho com o pragmatismo, a razão e a emoção, pois para fazer o futuro grandioso hoje é um dia fundamental.

Toca o pau e seja otimista, aquilo que você alimenta é o que cresce!

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.

Leia também

VÍDEOS

Assista aos programas CAFÉ COM INVESTIDOR e CONEXÃO CEO