O impacto que a tecnologia traz para a sociedade e as empresas ajuda a solucionar e a acelerar nossos processos. Com isso, temos uma rotina muito mais eficiente e prática. Como sabemos, a inteligência artificial (IA) tem grande responsabilidade nisso e vem quebrando diversas barreiras, não só no nosso dia a dia, mas também para o futuro das marcas. É através da tecnologia que podemos elevar nossos resultados — seja qual for a sua área de atuação — a níveis inimagináveis.
Um reflexo disso é o resultado de uma pesquisa realizada pela Aberdeen University Artificial Intelligence (AUAI), que mostra que as marcas que utilizaram a IA para compreender e atender as necessidades do seu público tiveram um aumento anual da receita em 21%. Sendo assim, é nítido que todo investimento em inteligência artificial tem grande impacto no crescimento das empresas, além de maior entrega de serviço com qualidade aos seus clientes.
Consigo afirmar isso na prática pois, além de inserir a IA na minha rotina como empreendedor dentro da Adventures e do ecossistema que temos construído, acompanho também como consumidor.
São vários exemplos, que incluem desde as marcas que fazem o uso dos dados coletados por meio de softwares de qualidade, através das navegações nos sites, até aquelas que fazem indicações de produtos e serviços que são do interesse e das preferências do cliente, construindo uma relação empresa e cliente.
A inteligência artificial pode ser também aplicada em qualquer área e segmento, como as máquinas inteligentes na indústria; no setor automobilístico com o Waze; em carros autônomos, a exemplo dos veículos Tesla; em aplicativos de saúde que hoje são super práticos; e até mesmo em atendimentos onlines como os chatbots (que inclusive têm se aprimorado muito). Enfim, há uma gama de possibilidades.
Agora, você já pensou em como isso pode ser usado setor de marketing, na publicidade e na área de comunicação? E principalmente como você pode inserir isso na rotina da sua marca?
Hoje existem diversas formas de se comunicar com sua comunidade de forma muito dinâmica e, principalmente, interativa, criando uma relação humanizada e divertida através da tecnologia. Afinal, essa é a ideia que a IA quer trazer: assimilar a inteligência humana e se tornar nossa aliada em todo trabalho.
Existem diversas formas de se comunicar com sua comunidade de forma muito dinâmica e, principalmente, interativa, criando uma relação humanizada e divertida através da tecnologia
Dentre as diversas maneiras de se aplicar a IA, existe um item fortíssimo que têm ganhado o mercado e também os consumidores: o uso da tecnologia por comando de voz. Uma das maiores criações do mundo atual são ferramentas de comando por voz desenvolvidas por grandes empresas. Um exemplo é Echo Dot, da Amazon, com sua assistente virtual conhecida como Alexa.
Através da Alexa é possível saber o tempo, as notícias do dia e até mesmo realizar alguma pesquisa ou compra. Isso mesmo, uma compra. Esse foi um dos cases produzidos na Adventures, em que era possível fazer o pedido de uma pizza na Domino’s através do seu dispositivo de voz.
O processo de atendimento era realizado pela cantora e apresentadora Jojo Todynho, criando assim uma troca através da tecnologia, mas de maneira prática e intuitiva. Afinal, as pessoas buscam cada vez mais otimizar e valorizar o seu tempo. E podemos encontrar a resposta desse objetivo na IA.
Outro case, que é impossível não lembrarmos quando falamos sobre revolucionar o mercado, foi a ação de Anitta junto com a Alexa. A cantora tem sido referência não só na música, mas também no mercado devido às suas diversas estratégias e ações, inclusive incluindo a inteligência artificial.
A artista não perdeu tempo e decidiu também ficar por dentro dos benefícios da IA. Como de costume, muitas pessoas que possuem a Echo Dot gostam de se antenar logo pela manhã dizendo “Alexa, bom dia”, ouvindo as principais informações do dia.
Em 2020, o usuário, ao se comunicar dessa forma com o dispositivo, ouvia a voz da própria Anitta, que o respondia, falando sobre a grande novidade do seu novo single, chegando assim a milhões de pessoas ao mesmo tempo de uma maneira muito inteligente. É ou não é um pensamento super inovador e tecnológico no mundo do marketing e da cultura?
Exemplos como esses deixam ainda mais claro a importância de as marcas enxergarem todas as oportunidades que a IA nos oferece e como ela pode fazer o nome da sua empresa crescer a níveis exponenciais.
E isso não está distante. É algo que está nas nossas mãos e pode ser explorado de diversas formas, tendo a tecnologia como principal máquina, já que é ela que está mudando o mundo e tende a mudar ainda mais nos próximos anos.
Um fato que nos mostra essa tendência é uma pesquisa da McKinsey Global Institute, comprovando que, até 2030, as empresas que aplicarem a IA em suas operações tendem a dobrar o seu fluxo de caixa e crescer cada vez mais. Quanto mais rápido você se adaptar a essas tendências tecnológicas, melhor será o retorno na sua companhia e nos seus projetos.
Há alguns anos se alguém dissesse que poderíamos desbloquear o celular com o reconhecimento facial, fazer um pedido apenas falando com um dispositivo, e até mesmo ter nossos desejos compreendidos por empresas, você provavelmente diria que era loucura, ou até mesmo impossível.
Isso agora é a nossa realidade. Mais do que isso: é o nosso futuro. Loucura seria não embarcar nessa jornada.
Rapha Avellar é fundador da Adventures