Quando a Meta anunciou, no fim de junho, um investimento estratégico na Scale AI e, logo depois, a contratação de oito estrelas da inteligência artificial, o movimento poderia parecer apenas mais uma disputa de talentos entre big techs.
Mas, para quem acompanha a geopolítica da tecnologia, é um sinal provocativo: a verdadeira vantagem competitiva da China na corrida da IA não está só nos chips e no hardware, mas nas pessoas. Seis das oito contratações de Zuckerberg são de origem chinesa, incluindo o próprio fundador da Scale AI, Alexandr Wang.
Jensen Huang, CEO da Nvidia, ele mesmo nascido em Taiwan de família originalmente da China Continental, já alertou que mais da metade dos talentos mais relevantes em IA no mundo hoje são de etnia chinesa.
Enquanto os Estados Unidos impõem sanções a empresas como a Huawei, restringem a exportação de chips avançados da Nvidia e da AMD, bloqueiam o acesso a máquinas de litografia da ASML e investem US$ 52 bilhões no CHIPS Act para reconstruir sua indústria de semicondutores, a China segue investindo em uma abordagem que nenhuma política de contenção consegue minar: gerar talentos em massa em inteligência artificial.
Essa formação estratégica tem início muito antes da universidade. O país não se resume a formar cientistas — ele está moldando sua população desde a infância para pensar e inovar com IA. A partir de 2018, um programa nacional de educação em IA foi implementado nas escolas básicas, e, em 2019, o governo lançou o “Inteligência Artificial para Educação Primária e Secundária”, com a meta de alcance total até 2025.
Com isso, mais de mil escolas públicas oferecem cursos com material padronizado, como o livro Fundamentos de Inteligência Artificial, presente em 50 mil salas de aula.
Crianças a partir dos seis anos aprendem lógica computacional, constroem robôs, programam assistentes de voz e treinam algoritmos simples com kits das empresas DJI, UBTech e SenseTime.
A plataforma iFLYTEK Smart Education já impactou mais de 28 milhões de estudantes, inclusive em áreas rurais, com conteúdos gamificados e professores apoiados por IA. Enquanto o Ocidente ainda discute se ChatGPT pode ser usado em sala de aula, a China alfabetiza milhões de crianças em IA — criando uma base de conhecimento que nenhuma sanção tecnológica consegue dispersar.
E essa visão se reflete no ensino superior. Conforme reportado pela MIT Technology Review, 80% dos estudantes chineses já utilizam ferramentas de IA — contra apenas 40% nos Estados Unidos. Os professores incentivam o uso de IA para brainstorming acadêmico, aprimorar redações e até auxiliar em pesquisas.
Grandes universidades como Tsinghua, Peking e Zhejiang incorporam laboratórios de IA em aulas de engenharia, medicina ou direito, e o Ministério da Educação sanciona oficialmente essa prática.
Já os ocidentais...
Enquanto isso, no Ocidente, muitos centros ainda debatem ética, riscos e possíveis fraudes de uso de IA. O resultado é que os graduandos chineses saem fluentes em IA — uma vantagem que nenhum programa emergencial ocidental é capaz de replicar.
Esse projeto educacional está conectado a uma estratégia de Estado iniciada em 2017 com o Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova Geração de Inteligência Artificial, cujo objetivo explícito é tornar a China líder global em IA até 2030.
Mais de 345 universidades oferecem cursos especializados, o país forma cerca de 100 mil profissionais ao ano — incluindo 50 mil doutores em STEM — e já responde por 40% da produção científica global em IA e por 70% das patentes concedidas no setor em 2023.
Esse pipeline começa na escola primária, avança para a academia e se conecta a laboratórios de ponta em parceria com conglomerados como Alibaba, Huawei, Tencent e Baidu.
Em escala individual, a influência chinesa se expressa em figuras que moldam o futuro da IA global há tempos. Kai‑Fu Lee, ex-presidente da Google China, fundador da Sinovation Ventures e autor de AI Superpowers, permanece uma voz influente sobre o papel da China na tecnologia.
Fei‑Fei Li, professora da Stanford e cofundadora do AI4ALL, e Andrew Ng, cofundador do Google Brain e ex-diretor de IA da Baidu, são referências mundiais em aprendizado de máquina e visão computacional — fenômenos acadêmicos formados na China ou de origem chinesa, mas atuantes globalmente.
Além desses pilares, a ofensiva da Meta reforça a tese. A empresa recrutou Shengjia Zhao — co-criadora do ChatGPT e GPT‑4 — como chief scientist de sua nova Superintelligence Lab, em uma contratação simbólica que sinaliza ambição e urgência na guerra por talentos.
Zhao será líder do laboratório ao lado de Wang da Scale AI, demonstrando como a cultura de excelência e mobilidade dos pesquisadores chineses está central para o avanço estratégico dessas plataformas. Outros nomes incluem Li Yuanzhi, pesquisador da OpenAI, e Pang Ruoming, ex-engenheiro de modelos de fundação da Apple e veterano do Google, que veio por um pacote de USD 200 milhões.
Os desafios
Historicamente, os Estados Unidos eram um ímã para cientistas estrangeiros — mas isso vem mudando. Desde 2018, milhares de pesquisadores chineses deixaram universidades americanas diante de restrições de imigração, cortes em bolsas, pressões geopolíticas e um ambiente acadêmico mais hostil.
Ainda assim, mais de 40% dos principais pesquisadores de IA nos Estados Unidos são de origem chinesa e continuam liderando projetos como GPT, Gemini e Claude. A China está trazendo muitos deles de volta por meio do Thousand Talents Plan, do WAIC em Xangai, de pacotes com moradia, autonomia científica e, sobretudo, propósito nacional.
Enquanto a Meta chega a oferecer salários milionários na disputa por talento, a China constrói vantagem por escala educacional, narrativa e confiança social, transformando-se no celeiro mundial. Além de mais de 80% da população ver a IA de forma positiva, a tecnologia é um projeto de Estado — avançando na disseminação para outras camadas da população, mobilizando professores rurais e norteando as escolhas profissionais da nova geração.
Mas o modelo também enfrenta desafios: a previsão é que o país precisará de 4 a 5 milhões de profissionais de IA até 2030, há disparidades regionais na qualidade de ensino e o uso de vigilância em sala de aula pode cercear a liberdade intelectual. Ainda assim, a coordenação entre escolas, universidades e centros de pesquisa oferece uma vantagem estrutural que nenhum outro país está perto de igualar.
Os Estados Unidos podem restringir chips da Nvidia, bloquear equipamentos da ASML, sancionar empresas ou isolar centros de pesquisa. Mas nada disso desfaz a alfabetização digital de milhões de crianças chinesas que, desde os seis anos, aprendem a programar robôs, treinar algoritmos e pensar computacionalmente.
Chips podem ser copiados. Fábricas podem ser construídas. Subsídios podem ser igualados. Mas cérebros em escala? Esses não se embargam. A verdadeira vantagem da China em IA não está no silício — está nos milhares de talentos — e essa é a barreira mais difícil de copiar ou bloquear.
Quando o Japão quis desenvolver seu futebol na década de 1990, levou nosso Zico para ser técnico e jogador para desenvolver o esporte no país. Em 2024, a seleção japonesa conseguiu derrotar Alemanha e Espanha, ambas campeãs do mundo. Será que não está na hora de importarmos um Carlos Ancelotti chinês do AI antes de tomarmos mais um 7x1?
In Hsieh é sócio da IEST e Acelerador de Negócios e Investimentos Brasil e China