Maquiagem digital: a estratégia das empresas para parecerem “cool” para os investidores Renato Mendes 19/03/21
MUDE OU MORRA Como liderar sua empresa em um cenário em que a única certeza é a mudança? Cezar Taurion 11/02/21
MUDE OU MORRA DNVBs, DTCs e a sopa de letrinhas do futuro do varejo Ganhará o jogo quem for capaz de endereçar com mais competência os anseios do consumidor, seja ON ou OFF Renato Mendes 11/12/20
MUDE OU MORRA A Amazon sabe que tenho olheiras A Amazon conhece nossas necessidades mais profundas às vezes até melhor que a gente mesmo. Mas não só a minha, também a sua e a de centenas, milhares, milhões de pessoas. No marketing, chamamos isso de personalização em massa Renato Mendes 17/11/20
MUDE OU MORRA Os vencedores do mundo VUCA Neste mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA), o maior desafio das empresas está na capacidade de gerar uma diferenciação. E há muito o que aprender sobre isso nos corredores das empresas de tecnologia do Vale do Silício Renato Mendes 07/10/20
MUDE OU MORRA Duas coisas que aprendi com Marcio Kumruian, fundador da Netshoes Nesta segunda-feira, 31 de agosto, Marcio Kumruian anunciou sua saída da Netshoes, comprada pelo Magazine Luiza em 2019. Aproveito para compartilhar duas lições que aprendi quando convivi com ele Renato Mendes 31/08/20
MUDE OU MORRA O fim da Black Friday Pouca gente notou, não teve muito alarde, mas a data mais forte do varejo online foi dessa para uma melhor. Sem velório nem nota no jornal. Morreu. A culpada? Ela, o terror de 2020, a Covid-19 Renato Mendes 06/08/20
MUDE OU MORRA TikTok: Donald Trump e Satya Nadella unem a fome com a vontade de comer A eventual compra do aplicativo TikTok daria três tesouros à Microsoft: base, dados e vídeos. Para Trump, reforçaria seu discurso eleitoral contra os chineses Renato Mendes 03/08/20
MUDE OU MORRA Se a inspiração da XP Inc. é a Charles Schwab, seu futuro estaria traçado? A história da pequena corretora que enfrentou os grandes bancos, se associou a um deles, ganhou corpo e depois caiu fora. Conhece? Renato Mendes 26/06/20
MUDE OU MORRA Até onde vai o TikTok? A rede social de vídeos curtos é um fenômeno entre o público mais jovens com seu conteúdo viral. Seu próximo passo pode ser tornar-se uma plataforma de educação. Mark Zuckerberg, do Facebook, está preparado para a concorrência? Renato Mendes 24/06/20
MUDE OU MORRA Economia tradicional versus startups: como a Covid impacta essa disputa? A Covid-19 passará mas deixará suas cicatrizes no mundo dos negócios. Como sempre, ganha o jogo quem se adapta mais rapidamente aos novos cenários Renato Mendes 27/05/20
MUDE OU MORRA Quando uma marca não entrega, quem paga o pato é… a marca! Toda vez que a comunicação de uma marca promete e a experiência não entrega, geramos uma frustração. E se fosse apenas um consumidor chateado já seria duro, mas as empresas precisam entender que é muito mais do que isso Renato Mendes 13/05/20
MUDE OU MORRA A Covid-19 pode salvar o e-commerce? Só se o setor fizer a lição de casa A pandemia só será uma alavanca efetiva se alguns pontos chave forem atacados. Entre eles, a dinâmica perversa de aquisição a qualquer custo, o desafio da fidelização no varejo online e o descasamento de caixa Renato Mendes 23/04/20
MUDE OU MORRA Covid-19: uma segunda chance para digitalizar negócios O CEO tentou, o CMO tentou e o CTO também tentou, mas o que realmente acelerou a transformação digital em milhares de empresas Brasil afora foi a realidade imposta pelo Covid-19 Renato Mendes 09/04/20
MUDE OU MORRA Covid-19: reflexões de um empreendedor no meio de um furacão A crise do coronavírus já está arrastando milhares de empresas para um beco sem saída. Ou há saída? Eis o dilema que aflige qualquer empreendedor – e eu sou um deles Renato Mendes 19/03/20
Saúde Oncoclínicas faz acordo para receber (em parcelas) R$ 478,2 milhões de CDBs do Banco Master Moacir Drska 22/10/25
Negócios EXCLUSIVO: Os oito interessados e os próximos passos da venda da Medley Sérgio Vieira 22/10/25
Números Falam O Banco Mercantil encontrou R$ 2 trilhões “esquecidos” pela concorrência Márcio Kroehn 22/10/25
Apresentado por B3 Com apoio da B3, o programa FÁCIL vai abrir as portas do mercado de capitais às empresas de menor porte Lab NeoFeed 22/10/25
Negócios As possíveis razões por trás da disparada de 600% da Beyond Meat Guilherme Guilherme 21/10/25
Podcasts Wealth Point #53 - Luciane Ribeiro, da 3V Capital, e Gabriel Redivo, da Aware Investment Patricia Valle Escutar agora SoundCoud 20/10/25
Humanamente Possível Humanamente Possível #13 - Guilherme Gennari, fundador da Iandé Biomimética e Inovação Escutar agora SoundCoud
Café com investidor Café com Investidor #121 - Paulo Veras, cofundador da 99 e investidor-anjo Escutar agora SoundCoud
Wealth Point Por que os investidores brasileiros preferem CDBs, LCIs e LCAs Os três títulos bancários predominam nas carteiras dos investidores, apesar da redução das ofertas e de taxas menores que no passado. Gabriel Redivo, da Aware Investment, e Luciane Ribeiro, da 3V Capital, falam sobre o tema no Wealth Point Patricia Valle 16/10/25
Revolução IA Como a IA está redefinindo (por dentro) os fundos de venture capital Os fundos de venture capital não só investem pesado em teses de inteligência artificial. A tecnologia pode mudar como as gestoras escolhem suas apostas. Mas o “olho no olho” ainda será relevante, defende Daniel Ibri, da Mindset Ventures Letycia Cardoso 15/10/25
Humanamente Possível Quer ser um CEO melhor? Imite a natureza O biólogo Guilherme Gennari defende que empresas podem crescer ao aplicar estratégias que a própria natureza aperfeiçoou ao longo de bilhões de anos Letycia Cardoso 10/10/25
Café com Investidor Paulo Veras, o homem por trás de dois unicórnios, alerta: metade das empresas do Ibovespa não “vai mais estar aqui em 10 anos” Ele cofundou a 99 e investiu na Frete.com, ambas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. E prevê, agora, que as grandes empresas que não se adaptarem às transformações digitais perderão a relevância Ralphe Manzoni Jr. 09/10/25
Wealth Point Ameaçadas de tributação, debêntures incentivadas podem ficar ainda mais atrativas Os papéis de infraestrutura, mesmo com “spreads negativos”, tendem a ficar ainda mais competitivos. Ulisses Nehmi, da Sparta, e Paulo Bokel, da Absolute Investimentos, explicam os motivos no Wealth Point Patricia Valle 02/10/25