Maquiagem digital: a estratégia das empresas para parecerem “cool” para os investidores Renato Mendes 19/03/21
MUDE OU MORRA Como liderar sua empresa em um cenário em que a única certeza é a mudança? Cezar Taurion 11/02/21
MUDE OU MORRA DNVBs, DTCs e a sopa de letrinhas do futuro do varejo Ganhará o jogo quem for capaz de endereçar com mais competência os anseios do consumidor, seja ON ou OFF Renato Mendes 11/12/20
MUDE OU MORRA A Amazon sabe que tenho olheiras A Amazon conhece nossas necessidades mais profundas às vezes até melhor que a gente mesmo. Mas não só a minha, também a sua e a de centenas, milhares, milhões de pessoas. No marketing, chamamos isso de personalização em massa Renato Mendes 17/11/20
MUDE OU MORRA Os vencedores do mundo VUCA Neste mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA), o maior desafio das empresas está na capacidade de gerar uma diferenciação. E há muito o que aprender sobre isso nos corredores das empresas de tecnologia do Vale do Silício Renato Mendes 07/10/20
MUDE OU MORRA Duas coisas que aprendi com Marcio Kumruian, fundador da Netshoes Nesta segunda-feira, 31 de agosto, Marcio Kumruian anunciou sua saída da Netshoes, comprada pelo Magazine Luiza em 2019. Aproveito para compartilhar duas lições que aprendi quando convivi com ele Renato Mendes 31/08/20
MUDE OU MORRA O fim da Black Friday Pouca gente notou, não teve muito alarde, mas a data mais forte do varejo online foi dessa para uma melhor. Sem velório nem nota no jornal. Morreu. A culpada? Ela, o terror de 2020, a Covid-19 Renato Mendes 06/08/20
MUDE OU MORRA TikTok: Donald Trump e Satya Nadella unem a fome com a vontade de comer A eventual compra do aplicativo TikTok daria três tesouros à Microsoft: base, dados e vídeos. Para Trump, reforçaria seu discurso eleitoral contra os chineses Renato Mendes 03/08/20
MUDE OU MORRA Se a inspiração da XP Inc. é a Charles Schwab, seu futuro estaria traçado? A história da pequena corretora que enfrentou os grandes bancos, se associou a um deles, ganhou corpo e depois caiu fora. Conhece? Renato Mendes 26/06/20
MUDE OU MORRA Até onde vai o TikTok? A rede social de vídeos curtos é um fenômeno entre o público mais jovens com seu conteúdo viral. Seu próximo passo pode ser tornar-se uma plataforma de educação. Mark Zuckerberg, do Facebook, está preparado para a concorrência? Renato Mendes 24/06/20
MUDE OU MORRA Economia tradicional versus startups: como a Covid impacta essa disputa? A Covid-19 passará mas deixará suas cicatrizes no mundo dos negócios. Como sempre, ganha o jogo quem se adapta mais rapidamente aos novos cenários Renato Mendes 27/05/20
MUDE OU MORRA Quando uma marca não entrega, quem paga o pato é… a marca! Toda vez que a comunicação de uma marca promete e a experiência não entrega, geramos uma frustração. E se fosse apenas um consumidor chateado já seria duro, mas as empresas precisam entender que é muito mais do que isso Renato Mendes 13/05/20
MUDE OU MORRA A Covid-19 pode salvar o e-commerce? Só se o setor fizer a lição de casa A pandemia só será uma alavanca efetiva se alguns pontos chave forem atacados. Entre eles, a dinâmica perversa de aquisição a qualquer custo, o desafio da fidelização no varejo online e o descasamento de caixa Renato Mendes 23/04/20
MUDE OU MORRA Covid-19: uma segunda chance para digitalizar negócios O CEO tentou, o CMO tentou e o CTO também tentou, mas o que realmente acelerou a transformação digital em milhares de empresas Brasil afora foi a realidade imposta pelo Covid-19 Renato Mendes 09/04/20
MUDE OU MORRA Covid-19: reflexões de um empreendedor no meio de um furacão A crise do coronavírus já está arrastando milhares de empresas para um beco sem saída. Ou há saída? Eis o dilema que aflige qualquer empreendedor – e eu sou um deles Renato Mendes 19/03/20
Poder Com R$ 40 bi "à deriva", governo quer acelerar leilão do terminal de cargas no porto de Santos Leonardo Cavalcanti 14/08/25
Delivery Chapa quente no delivery: Keeta, da Meituan, abre dois processos contra 99 no Brasil Moacir Drska 14/08/25
Wealth Management Com novo executivo, corretora da Unicred vai atrás das grandes fortunas dos cooperados Patricia Valle 14/08/25
Podcasts Wealth Point #048 - Solange Srour, do UBS Global Wealth Management, e Artur Wichmann, da XP Patricia Valle Escutar agora SoundCoud 12/08/25
Humanamente Possível Humanamente Possível #8 - Hugo Rodrigues, chairman do McCann Worldgroup no Brasil Escutar agora SoundCoud
Café com investidor Café com Investidor #117 - Paulo Bokel, sócio e head de crédito da Absolute Investimentos Escutar agora SoundCoud
Números Falam Vero adota estratégia “antiguerra” de preços - e mesmo assim registra crescimento Operadora de telecom atinge margem Ebitda recorde de 55,4% no segundo trimestre e expande a receita média por usuário. O CEO Fabiano Ferreira explica o que a companhia tem feito no Números Falam Márcio Kroehn 14/08/25
Wealth Point Como o novo xadrez geopolítico impacta a economia e os investimentos Solange Srour, do UBS Global Wealth Management, e Artur Wichmann, da XP, discutem no Wealth Point como o avanço do protecionismo e a rivalidade entre EUA e China redesenham o mapa dos investimentos globais Patricia Valle 07/08/25
Revolução IA O que o Brasil precisa fazer para ser potência global em data center Ao Revolução IA, Alberto Leite, presidente do Grupo FS, diz que o Brasil conta com recursos energéticos, escala continental e posição geopolítica. Mas corre o risco de ser apenas consumidor do ChatGPT sem regulação adequada e investimentos Letycia Cardoso 06/08/25
Humanamente Possível Contra os atalhos: Hugo Rodrigues, do McCann Worldgroup, alerta para a ilusão do sucesso imediato O chairman do McCann Worldgroup no Brasil defende consistência, propósito e coragem para fazer escolhas difíceis na vida profissional, mesmo quando elas parecem arriscadas Letycia Cardoso 01/08/25
Café com Investidor A Absolute foi de zero a R$ 27 bilhões em crédito em menos de três anos. E agora? A área de crédito deve passar de 50% dos ativos sob gestão da Absolute em 2025. A tributação sobre os títulos incentivados pode impactar esse crescimento? Paulo Bokel, sócio e head de crédito, conta a estratégia e avalia o mercado Ralphe Manzoni Jr. 31/07/25