Enquanto a Disney segue buscando um investidor estratégico para a ESPN, alguns números recém divulgados mostram que o canal de esportes pode valer até US$ 22 bilhões.

O valor foi calculado pela equipe de analistas da Bloomberg a partir de resultados financeiros divulgados pela primeira vez ao público, na quarta-feira, dia 18 de outubro.

Segundo os documentos regulatórios divulgados pela Disney na quarta-feira, dia 18 de outubro, a divisão de esportes, que conta com uma pequena participação da Star Índia, registrou um lucro de US$ 1,48 bilhão nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2023, período encerrado em 1º de julho.

O montante representa uma queda de 20% em relação ao registrado no mesmo período do ano fiscal de 2022. Na mesma base de comparação, a receita apresentou uma queda de 1,3%, para US$ 13,2 bilhões. Somente a ESPN apresentou lucro operacional de US$ 1,89 bilhão e receita de US$ 12,5 bilhões no período.

Entre o segundo e o terceiro trimestre do ano fiscal deste ano, a receita da ESPN caiu 1%, para US$ 4,06 bilhões, enquanto o lucro operacional subiu 20%, para US$ 1 bilhão.

Os números devem ajudar a Disney na missão de dar um destino para a ESPN. A companhia anunciou no começo do ano uma série de medidas para reestruturar a empresa, que vão desde corte de custos, o que deve resultar na demissão de 7 mil funcionários, e uma mudança em sua estrutura.

Nessa segunda frente, a companhia foi dividida em três unidades de negócios, sendo uma delas de esportes, que conta com todos os produtos com a marca ESPN, dos canais de televisão até o serviço de streaming ESPN+.

Adquirida pela Disney em 1996, a ESPN vem enfrentando uma série de desafios, dos telespectadores deixando de assinar planos de televisão à cabo ao aumento dos custos com direitos de transmissão de eventos esportivos.

Para contornar a situação, o CEO da Disney, Bob Iger, afirmou em julho, numa entrevista à CNBC, que tem conversado com potenciais investidores a respeito de uma potencial venda de uma participação minoritária na ESPN, visando acelerar a transição do canal de esportes da televisão para o streaming.

Ao mesmo tempo, a Disney também está atuando para encontrar novas fontes de receita para a ESPN. Em agosto, o canal de esportes fechou um acordo com a operadora de cassinos Penn Entretainment licenciando sua marca para apostas esportivas, num acordo de US$ 2 bilhões.

As ações da Disney fecharam o pregão desta quinta-feira, dia 19 de outubro, com queda de 1,69% na Bolsa de Nova York (NYSE), a US$ 83,25. No ano, elas acumulam queda de 4,5%, levando o valor de mercado a US$ 152,2 bilhões.