Quase sete anos após abrir o capital, a controladora da plataforma de e-commerce Shopee registrou seu primeiro lucro anual em 2023. E viu as operações no Brasil apresentarem evolução.

A Sea Limited informou na segunda-feira, 4 de março, que fechou o ano passado com lucro líquido de US$ 162,7 milhões, revertendo o prejuízo de US$ 1,7 bilhão registrado em 2022. A receita no período cresceu 5%, para US$ 13 bilhões, enquanto o Ebitda ajustado ficou positivo em US$ 1,2 bilhão, também revertendo o saldo negativo de 2022.

O resultado positivo não foi visto nos últimos três meses do ano passado, quando a Sea Limited registrou uma perda de US$ 111,6 milhões, revertendo o lucro de US$ 422,8 milhões apurado no mesmo período de 2022.

Apesar disso, tanto a receita quanto o Ebitda ajustado vieram acima do esperado pelo mercado. O faturamento subiu 5%, para US$ 3,6 bilhões, acima da média das expectativas, que apontavam para US$ 3,5 bilhões, segundo a Bloomberg. Já o Ebitda ajustado caiu 74,4%, para US$ 126,7 milhões, ficando muito acima dos US$ 88 milhões projetados pelos analistas.

O desempenho dessas duas métricas, mais os dados sobre o acumulado do ano, estão impulsionando as ações da Sea no pregão de hoje. Por volta das 16h30, os papéis subiam 5,39%, a US$ 53,80. No ano, eles acumulam alta de 23,1%, levando o valor de mercado a US$ 30,5 bilhões.

“Em 2023, nós alcançamos a lucratividade, fortalecemos a liderança de mercado do nosso negócio de e-commerce, crescemos nos serviços de finanças digitais e estabilizamos o desempenho da nossa unidade de entretenimento digital”, diz o presidente e CEO da Sea, Forrest Li, em nota.

No e-commerce, a Sea viu a Shopee registrar uma receita de US$ 9 bilhões em 2023, aumento de 23,5% na comparação com 2022. Apenas no quarto trimestre, a receita cresceu 23,2%, para US$ 2,6 bilhões. O GMV no trimestre aumentou 28,6%, para US$ 23,1 bilhões, e subiu 7% no ano, a US$ 78,5 bilhões.

O Ebitda ajustado fechou o trimestre negativo em US$ 225,3 milhões, revertendo o saldo positivo do mesmo período de 2022. No ano, o Ebitda ficou negativo em US$ 213,8 milhões, uma melhora frente ao prejuízo de US$ 1,7 bilhão de 2022.

Em meio a esse aumento nas vendas, as operações no Brasil apresentaram uma boa evolução operacional. Segundo a Sea, a margem de contribuição melhorou em 89% no quarto trimestre de 2023, com a perda por encomenda indo para US$ 0,05. O balanço não traz detalhes sobre como esse resultado foi atingido. A Shopee está presente no Brasil desde setembro de 2019, com mais de 3 milhões de vendedores registrados na plataforma.

A melhoria da sustentabilidade da operação brasileira veio praticamente um ano após a Shopee reduzir sua exposição na América Latina e aumentar o take rate cobrado dos sellers no País, em meio a esforços para reduzir custos operacionais em geral.

Em e-mail enviado aos funcionários da Shopee em setembro de 2022, visto na ocasião pelo NeoFeed, Li anunciou uma série de ajustes, afirmando que as medidas faziam parte de um plano a empresa se tornar autossuficiente – o que consiste em atingir fluxo de caixa positivo, algo que seria feito num período entre 12 e 18 meses.

A Sea informou ter fechado o ano com uma posição de caixa e equivalentes de US$ 8,5 bilhões, um aumento líquido de US$ 565,7 milhões em relação ao montante acumulado até 30 de setembro.

Com os ajustes dando resultados financeiros e as economias se estabilizando, a expectativa é de que a Shopee tenha mais um ano positivo, assim como a Sea, mesmo com o cenário competitivo mais intenso no Sudeste Asiático, seu principal mercado.

“Olhando para frente, nós esperamos que 2024 seja mais um ano lucrativo”, diz Li, em nota. “Nós esperamos que o crescimento do GMV da Shopee no acumulado do ano cresça na casa dos high teens e que o Ebitda ajustado fique positivo na segunda metade deste ano.”