O mercado de panificação e confeitaria no Brasil movimenta mais de R$ 100 bilhões por ano e os pães embalados - também chamados de pães de forma - estão presentes em 80% dos lares das famílias A e B brasileiras. E esse apetitoso mercado terá uma grande mudança em breve.

O NeoFeed apurou que o grupo Bimbo, dono de marcas como Pullman, Ana Maria e Rap 10, está próximo de anunciar a aquisição a aquisição da Wickbold, dona da marca de pão de forma homônima e da Seven Boys.

Criada em 1938 na cidade de São Paulo por Henrique Wickbold, após adquirir uma padaria, a empresa se tornou pioneira na fabricação e distribuição de pães embalados a partir dos anos 1950. Em 2022, a Wickbold anunciou uma receita de R$ 1,6 bilhão.

De acordo com pessoas próximas à transação, o negócio envolve as quatro fábricas da Wickbold e todos os negócios da empresa, que está presente nas categorias de pães embalados, pães doces, biscoitos, bisnaguinhas e panetones.

Há dois anos, a Wickbold investiu R$ 80 milhões em uma nova fábrica localizada no município paranaense de Guarapuava para reforçar a oferta de produtos doces, como bolos, mini-bolos e brownies, informou a Forbes. A unidade foi chamada de Basteck (marca adquirida em 2021) e tinha como um dos principais objetivos internalizar a produção de panetones.

Listado na bolsa de valores do México, com ADRs negociadas em Nova York, o Bimbo teve uma receita de R$ 28,15 bilhões no segundo trimestre deste ano. A América Latina é o menor mercado da empresa, representando 9,3% das vendas.

No balanço, a empresa afirmou que a região apresentou um aumento de 3,8% das vendas líquidas no segundo trimestre, excluindo o efeito cambial “devido ao forte desempenho do Brasil e de outros países como Costa Rica, Uruguai e Paraguai”.

A empresa detém 227 padarias e fábricas em 35 países de América, Europa, Ásia e África, fabricando desde os conhecidos pães de forma e torradas até biscoitos, muffins e tortilhas.

Com valor de mercado de R$ 86,4 bilhões, a ação do Bimbo está em queda de 19,5% neste ano.

Procurado, o grupo Bimbo não retornou o pedido de entrevista.