A Ford anunciou nesta segunda-feira, 28 de outubro, resultados decepcionantes no terceiro trimestre, com queda de 25% do lucro líquido, resultado de perdas de US$ 1,2 bilhão no segmento de veículos elétricos e de custos relacionados a recalls de segurança, que afetaram o caixa da montadora.

As ações da Ford caíram 4% nas negociações de pós-venda. Os papéis estão em queda desde julho, quando os resultados ruins do segundo trimestre já haviam levado o preço das ações a cair 18% em um dia, a maior queda em mais de 15 anos.

O estrago só não foi maior porque a Ford reportou aumento de 5% na receita, para US$ 46,2 bilhões, impulsionado pelas fortes vendas das maiores picapes da montadora.

O fato de as rivais General Motors e Tesla terem divulgado resultados do terceiro trimestre surpreendentemente elevados na semana passada ampliou a decepção dos analistas. Com os resultados do terceiro trimestre, as ações da Ford caíram 7% este ano, em comparação com o aumento de 47% da GM.

Por outro lado, a Tesla registrou aumento de 17% em seus lucros no terceiro trimestre, ante a queda de 25% da Ford. A montadora também divulgou uma margem de lucro ajustada antes dos impostos de 5,5% no terceiro trimestre, abaixo da margem de 8,4% da GM no período.

Como já vinha sido apontado por especialistas, os carros elétricos seguem drenando recursos da montadora. O presidente da Ford, Jim Farley, disse que reduzir os prejuízos com veículos elétricos – que devem fechar em US$ 5 bilhões este ano - é uma prioridade para a empresa.

As perdas crescem a despeito de a Ford ter eliminado cerca de US$ 500 milhões em custos relacionados a veículos elétricos no terceiro trimestre, em comparação com o ano anterior.

O diretor financeiro da Ford, John Lawler, reconheceu que o lucro antes de impostos para o ano inteiro deverá atingir no máximo em US$ 10 bilhões, valor mínimo previsto pelo mercado. Ele atribuiu a queda de 25% do lucro líquido do terceiro trimestre, para cerca de US$ 900 milhões, como efeito de um encargo de US$ 1 bilhão divulgado anteriormente relacionado a um investimento em veículos elétricos descartado.

O prejuízo com veículos elétricos foi compensado com os bons resultados da unidade de veículos comerciais da Ford - que vende grandes picapes e vans de carga para empreiteiros, paisagistas e outras empresas.

Neste e segmento, a montadora registrou lucro antes de impostos de US$ 1,8 bilhão, um aumento de 10%. O crescimento de vendas foi atribuído a um recente redesenho de suas picapes pesadas.