Nos últimos tempos, a Ser Educacional vem apostando com mais consistência na digitalização. Entre outras iniciativas, em maio do ano passado, a companhia lançou a Peixe 30, uma rede social voltada para o mercado de trabalho. Meses depois, colocou a b.Uni, uma fintech voltada para crédito consignado, estudantil e seguros, para funcionar.

Agora, a rede de ensino comandada pelos irmãos Janguiê e Jânyo Diniz dá mais um passo para explorar um novo campo no ensino digital, em um movimento antecipado ao NeoFeed.

A Ser fechou uma parceria com o Gympass, a empresa de benefícios corporativos que dá acesso a academias e studios fitness, para desenvolvimento e a oferta de 17 cursos livres e de um programa de MBA em Gestão de Fitness e Wellness.

“Esse é um mercado em crescimento e que quando surgiu a proposta de oferecer um curso voltado para o mercado de educação física e saúde, todo mundo enxergou potencial nisso”, diz Emerson Lavôr, diretor de pós-graduação do Grupo Ser Educacional.

Desenvolvidos a quatro mãos e destinados a proprietários e funcionários de academias parceiras da base do Gympass, os cursos serão ofertados por meio da Universidade da Amazônia (Unama) e do marketplace GoKursos, operações que fazem parte do grupo Ser Educacional.

Segundo Lavôr, o curso de MBA é voltado para profissionais que desejam fazer a gestão das academias. Já os cursos livres, que exploram disciplinas como marketing digital e gestão de pessoas, são direcionados ao aprimoramento profissional em diferentes áreas.

Todo o conteúdo ainda está em fase de produção e será oferecido 100% digitalmente. As aulas são assíncronas, o que significa que poderão ser assistidas em qualquer horário. Isso também permite que os estudantes possam se matricular nos cursos a qualquer momento.

A parceria com a Gympass é a primeira de uma série de outras inciativas que a Ser Educacional está estruturando para os próximos meses. Alguns desses acordos envolvem cursos de educação relacionados com áreas como o setor jurídico. Atualmente, a empresa tem mais de 2 mil cursos disponíveis.

Avaliada em R$ 487,6 milhões, a Ser Educacional vem colhendo os frutos de sua aposta no digital. Da receita líquida de R$ 389,7 milhões no terceiro trimestre do ano passado, a companhia obteve R$ 74,1 milhões com sua vertical de ensino digital. Do total de 307,2 mil alunos, 168,8 mil estavam matriculados em cursos nessa frente.

Em relação a expectativa em torno da parceria, Lavôr afirma que "o potencial de capilaridade é muito grande", mas que não há uma projeção de volume de alunos. Ainda que os cursos possam ser feitos por qualquer pessoa, o desconto será oferecido apenas aos parceiros do Gympass.

Do lado da Gympass, que está presente em 11 países e tem mais de 14 mil clientes, a expectativa é de que o novo benefício atraia mais parceiros para a rede. Atualmente, metade das 50 mil academias e studios da base da empresa está no Brasil. Esse número engloba desde as unidades de redes como Companhia Athletica e Velocity até academias de bairro.

A ideia é justamente atender esse segundo público. “Esse mercado é formado por empresas pequenas e pouco profissionalizadas”, diz Samir Zetun, vice-presidente de parcerias do Gympass. “São profissionais com excelência em educação física, mas com lacunas em negócios.”

Emerson Lavôr, diretor de pós-graduação do Grupo Ser Educacional
Emerson Lavôr, diretor de pós-graduação do Grupo Ser Educacional

Na ponta do lápis, o desconto ofertado pela Gympass aos parceiros que se matricularem nos cursos desenvolvidos junto com a Ser será de 30%. Isso significa que o curso de MBA, por exemplo, sai por R$ 1.900 à vista. Já os cursos livres custam a partir de R$ 47,90. Toda a receita ficará com a Ser Educacional.

De acordo com Zetun, o ganho para o Gympass virá de outra forma. "Estamos pensando no longo prazo, em como podemos tornar esse mercado mais profissional", diz. "Vamos fidelizar melhor o nosso parceiro."

Essa não é a primeira demanda dos parceiros atendida pela empresa de benefícios corporativos. Em outubro de 2022, o Gympass firmou uma parceria com a PagSeguro para que os parceiros tivessem desconto nas maquininhas de cartão e contassem também com outros benefícios em relação aos pagamentos.

reportagem atualizada às 9h06 do dia 17 de março com a correção do número de academias parceiras da Gympass