Há pouco mais de um ano, a JHSF, companhia avaliada em R$ 3,2 bilhões na B3, iniciou um movimento de expansão de negócios visando o mercado financeiro. Em novembro de 2022, criou a gestora JHSF Capital e, com isso, passou a abrir seu leque de empreendimentos para que investidores pudessem entrar.
Em outubro passado, em mais um passo que reforçou essa tese, se associou a gestora EB Capital para lançar um fundo imobiliário para a construção de casas de alto padrão. Agora, a companhia focada no público de alta renda faz mais um movimento que chama a atenção do mercado. A empresa acaba de anunciar em fato relevante a troca de comando.
Thiago Alonso de Oliveira, então CEO da holding, deixa o cargo para a entrada de Augusto Martins, até então CEO da JHSF Capital. Alonso de Oliveira agora estará no comando da JHSF UK, empresa da família Auriemo, que controla a JHSF Participações.
Com isso, Martins, executivo forjado no mercado financeiro, onde trabalhou por mais de 20 anos no Banco Alfa, ficará no dia a dia da holding. Ele já comandava o braço digital do grupo e a gestora, agora todas as operações estarão com ele.
A sucessão será mais suave porque Martins já está no grupo e conhece a operação. Mas há o peso de vir depois de CEOs que trouxeram muito resultado para a companhia. Em 2007, José Auriemo Neto, o Zeco, foi o responsável por levar a JHSF à bolsa e transformou a incorporadora em uma companhia voltada para a alta renda. Hoje, é presidente do conselho de administração.
Alonso de Oliveira, CEO desde 2018, por sua vez, esteve à frente da companhia em um dos períodos em que a JHSF mais cresceu. A empresa expandiu o Fazenda Boa Vista, trouxe novas marcas internacionais, inaugurou o aeroporto Catarina, ampliou outlet, ergueu o CJ Shops, anunciou um novo condomínio em Bragança Paulista, criou uma gestora e ainda levou o Fasano para Nova York e anunciou outros em Miami e Londres.
Essa última parte, a expansão hoteleira internacional, é para onde o grupo vai centrar forças. Em entrevista ao programa É Negócio, parceria entre a CNN Brasil e o NeoFeed, Zeco Auriemo comentou sobre esse desafio.
“Esse é um segmento que a gente pretende focar e reter parte da nossa atenção, dos nossos recursos, justamente para a gente conseguir ter uma presença e ser uma referência”, disse Auriemo.
No comunicado ao mercado, Martins afirmou que se sente honrado em liderar a JHSF Participações nesse novo ciclo de crescimento da companhia.