A Amazon entrou na mira das autoridades americanas pelo uso de um algoritmo. De acordo com investigação do Federal Trade Commission (FTC), o órgão de proteção ao consumidor e prevenção de fraudes, a empresa conseguia manipular os preços de mercado, o que gerou um lucro superior a US$ 1 bilhão.

O algoritmo em questão era conhecido internamente como “Projeto Nessie” e sua função era fazer com que os concorrentes da Amazon aumentassem os preços dos produtos que eram ofertados em seus e-commerces. A companhia de Seattle observou que, quando aumentava os preços, os concorrentes faziam o mesmo.

A partir desse dado, a Amazon começou a subir propositalmente o preço de alguns produtos. Os concorrentes, então, igualavam as ofertas. O problema é que, em determinado momento, a Amazon reduzia drasticamente os valores. Assim, a companhia conseguia atrair muito mais compradores do que seus concorrentes.

De acordo com o FTC, a Amazon desativava estrategicamente o algoritmo. “Ciente das consequências públicas que corre, a Amazon desligou o Projeto Nessie durante períodos de maior escrutínio externo e voltou a ligá-lo quando pensava que ninguém estava olhando”, informou o órgão na denúncia.

A Amazon, por sua vez, informa que a denúncia do FTC “descaracteriza grosseiramente” a ferramenta do Projeto Nessie. O algoritmo pretendia impedir que os preços se tornassem “tão baixos que se tornassem insustentáveis”, conforme reportado pelo Financial Times.

De acordo com a empresa, “o projeto durou alguns anos em um subconjunto de produtos, mas não funcionou como planejado”. Por esse motivo, foi desativado.

Além do algoritmo controverso, a Amazon também está sendo investigada por, aparentemente, punir os vendedores do marketplace que ofereciam preços mais baixos do que os da própria empresa. Isso porque a companhia teria forçado esses vendedores a fazerem uso de sua rede logística e orientava os compradores para que eles encontrassem produtos mais caros na plataforma.

A mira do FTC também está sob Jeff Bezos, fundador da empresa. De acordo com o FTC, Bezos orientou os executivos a adotar uma prática em que os vendedores precisavam aumentar a quantidade de anúncios pagos caso quisessem melhorar suas colocações nos resultados de pesquisa.

A prática, na visão do órgão, criou “danos aos consumidores” ao tornar os resultados da pesquisa menos relevantes. Segundo o FTC, a Amazon registrou US$ 1 bilhão em receitas de publicidade nos EUA em 2015. Essas "categoria" aumentou para US$ 37,8 bilhões em 2022.