Se antes, brinquedos americanos, como casas da Barbie, bonecos Max Steel e carrinhos Hot Wheels, eram o sonho de consumo das crianças, uma empresa chinesa vem mudando esse cenário. Trata-se da Pop Mart.
Avaliada em 336,54 bilhões de dólares de Hong Kong (US$ 43 bilhões) na bolsa local, a companhia asiática já tem mais de seis vezes o valor de mercado da Mattel, dona da Barbie, e quase quatro vezes o tamanho da Hasbro, maior empresa americana de brinquedos, por trás de sucessos geracionais como os bonecos das Tartarugas Ninjas e, mais recentemente, da Marvel.
Listadas na Nasdaq, Mattel e Hasbro estão avaliadas, respectivamente, em US$ 6,4 bilhões e US$ 10,8 bilhões. Com sede em Pequim, a Pop Mart, por sua vez, foi fundada em 2010 e chegou à bolsa de Hong Kong em 2020, mas só agora atingiu o estrelato.
Grande parte do seu sucesso se deve à febre pelos Labubus. Os bonecos são uma mistura de gremlin, duende e coelho, com dentes pontudos, orelhas gigantes e olhos arregalados. E, apesar da aparência no mínimo excêntrica, caíram no gosto popular, tornando-se um ícone.
Esses bonecos fazem parte de um universo próprio, com diferentes personagens e versões limitadas, o que reforça o caráter colecionável da marca. Como são vendidos em “caixas-cegas” — em que o consumidor só descobre qual figura comprou ao abrir a embalagem —, os brinquedos passaram a alimentar uma cultura de repetição, troca e caça aos modelos mais raros.
Esse fator surpresa impulsionou uma enxurrada de vídeos de unboxing nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde usuários compartilham reações, montam vitrines e até criam narrativas para os personagens.
As blind boxes são vendidas a partir de US$ 20, mas figuras raras podem valer mais de US$ 300 na revenda. E o valor pode ser muito maior: edições especiais chegam a ser leiloadas por mais de US$ 30 mil.
Os Labubus ganharam um novo impulso com a exposição feita por grandes celebridades. Um dos pontos de virada veio no ano passado, quando Lisa, do grupo K-pop Blackpink, apareceu com um chaveiro do boneco. O gesto ajudou a aumentar as vendas no Sudeste Asiático, com filas nas lojas da Pop Mart e esgotamento de modelos específicos.
Desde então, outros nomes de peso passaram a ser vistos em público com acessórios da coleção Labubu, como Dua Lipa, Kim Kardashian, Simone Biles, David Beckham e Rihanna, que já se declarou fã dos bonecos. No Brasil, a atriz Marina Ruy Barbosa e a influenciadora Virgínia Fonseca já publicaram fotos nas redes sociais exibindo seus exemplares.
O maior reconhecimento internacional da marca foi um dos fatores que, segundo a própria companhia, têm impulsionado os resultados. Crescendo em ritmo acelerado, a Pop Mart aumentou seu lucro em mais de 350% no primeiro semestre e sua receita em mais de 200%, de acordo com a prévia operacional divulgada neste mês.
A explosão de vendas dos bonecos Labubu tem feito as ações da Pop Mart dispararem. Desde o início de 2024, os papéis da companhia saltaram de 17,52 dólares de Hong Kong para 250,6 dólares de Hong Kong, acumulando uma valorização de 1.330%.
A forte alta consolidou a empresa como a maior companhia de capital aberto de bonecos do mundo. Pela cotação atual, a Pop Mart só seria menor que a Lego, que, embora seja de capital fechado, tem avaliação estimada em US$ 55 bilhões.
Até o fim do ano passado, 40% das vendas da Pop Mart vinham de fora da China — o dobro do percentual registrado no ano anterior. Para aproveitar essa maior demanda, a companhia abriu lojas em grandes centros do Ocidente, como a Oxford Street, em Londres, e até dentro do Louvre, em Paris.
Ao todo, a rede internacional da Pop Mart alcançou 130 lojas físicas e 192 roboshops — máquinas de venda automática com prateleiras giratórias — espalhadas por diferentes países.
O impulso no exterior se refletiu nas cifras: as receitas fora da China cresceram 375% em 2024, somando 5,06 bilhões de yuans (cerca de US$ 700 milhões), e reforçaram a ambição da companhia de se tornar uma marca de cultura pop global.
Apesar do enorme sucesso, os colecionáveis Labubu são apenas uma das linhas da companhia. A Pop Mart também é dona de personagens como Molly, Skullpanda, Dimoo, Crybaby e Hirono — todos parte de universos próprios e traços autorais. A empresa mantém parcerias com grandes franquias globais, como Disney, Harry Potter, One Piece e DC Comics, ampliando ainda mais seu alcance entre diferentes públicos e faixas etárias.