A GD2 Investments anunciou nesta quinta-feira, 2 de maio, que a marca de alimentos para pets europeia Edgard & Cooper foi adquirida pela americana General Mills, numa operação em que a holding de investimentos criada pela GP Investments receberá o equivalente a mais da metade de seu valor de mercado.

Segundo o fato relevante, a GD2 receberá US$ 22,6 milhões (cerca de R$ 117 milhões) em caixa da General Mills pela Edgard & Cooper, uma das primeiras marcas europeias de alimentos para animais de estimação com embalagem 100% biodegradável. No pregão de terça-feira, 30 de abril, o valor de mercado da G2D somou R$ 224,3 milhões.

A G2D diz que o montante significa uma valorização de 57% em relação à marcação da Edgard & Cooper no balanço do quarto trimestre. A empresa destaca ainda que a operação representa uma taxa de retorno de cerca de 40% ao ano em relação ao valor investido em 2020 e um aumento de cerca de R$ 47,2 milhões no valor do patrimônio líquido (NAV).

O investimento na Edgard & Cooper era feito através do The Craftory, fundo de venture capital focado em empresas e marcas do setor de consumo (CPG, na sigla em inglês) e ESG que possuem uma grande causa e impacto socioambiental. Entre as marcas investidas estão a NotCo e a Present Life, empresas dos segmentos de alimentação e de beleza e bem-estar ecologicamente sustentável, respectivamente.

Desde a criação da G2D, o investimento no setor de consumo através da The Craftory é um dos principais pilares da companhia, representando mais da metade do NAV. “Os recursos a serem recebidos são provenientes da primeira saída integral do portfólio da The Craftory, que ainda conta com mais de dez investidas”, diz trecho do comunicado.

Em comunicado separado, a General Mills informou que a compra da Edgard & Cooper faz parte do plano estratégico batizado de Accelerate, que consiste em priorizar e investir em mercados considerados centrais e em marcas de alcance global e outras com forte apelo regional, para impulsionar um crescimento sustentável e rentável com retornos de alto nível para os acionistas a longo prazo”.

“A Edgard & Cooper está na interseção dos itens mercados centrais e plataformas globais da nossa estratégia Accelerate”, diz, em nota, Jon Nudi, presidente da parte de pets, negócios internacionais e serviços de alimentação na América do Norte da General Mills.

Fundada em 2016 e sediada em Courtrai, na Bélgica, a Edgard & Cooper registrou vendas de cerca de € 100 milhões em 2023, em 13 mercados da Europa, de acordo com a General Mills, que no Brasil é dona das marcas Yoki, Kitano e Häagen-Dazs.