A Black Friday ainda está em andamento, mas um relatório do Itaú BBA lista as empresas que sairão como vencedoras da data. De acordo com o estudo, feito com dados da SimilarWeb, varejistas como Amazon, Mercado Livre e Shopee iniciaram esta sexta-feira, 24 de novembro, com motivos de sobra para comemorar.

Para chegar a esta conclusão, o Itaú BBA analisou dados de tráfego de usuários nos sites e nos aplicativos das principais varejistas do Brasil durante o período anterior à Black Friday. Entre os dias 1 e 19 de novembro, Amazon, Mercado Livre e Shopee apresentaram o maior ganho de market share ante suas concorrentes.

Os dados analisados pelo Itaú BBA incluem Magazine Luiza (junto com Zattini, Netshoes e Época Cosméticos), Casas Bahia (junto com Pontofrio e Extra), Americanas, Mercado Livre (junto com Submarino e Shoptime), Ali, Shopee e Shein, além da Amazon

A Amazon, que recentemente ampliou sua força logística no Brasil, viu o tráfego de usuários aumentar 23% no período ante o mesmo intervalo de 2022. Com isso, obteve um aumento de 5 pontos percentuais de market share em relação aos acessos, sendo responsável por 22% de todas as visitas realizadas nas plataformas de varejistas.

O Mercado Livre observou as visitas aumentarem acima de 6% no período e ganho 2 pontos percentuais. A plataforma lidera o ranking com 28% do tráfego registrado no começo de novembro.

O caso da Shopee é mais curioso. As visitas ao site da empresa asiática diminuiu 2,7% no período. Ainda assim, a companhia ganhou 1% de participação de mercado.

Esse ganho é explicado pela queda mais acentuada nas visitas às plataformas de vendas de outros varejistas online, como Americanas (-61,9%) e Ali (-15,2%). O Bank of America já havia dado pistas de que outras empresas ocupariam o espaço da Americanas.

Relatório do Itaú BBA mostra market share de acessos das principais varejistas

Com a queda no número de acessos, a fatia da Americanas, que está em recuperação judicial com dívidas superiores a R$ 40 bilhões, caiu de 11% para 4% no período de um ano.

Já o Ali perdeu 1 ponto percentual. Agora responde por 7% de todas as visitas registradas nas varejistas nas duas primeiras dezenas de dias de novembro.