A holding global de tecnologia Prosus (antiga Naspers) anunciou a aquisição da Decolar (Despegar no mercado internacional), principal agência de viagens online da América Latina, por US$ 19,50 por ação, totalizando US$ 1,7 bilhão.

A transação inclui um prêmio de 33% em relação ao preço de fechamento das ações em 20 de dezembro de 2024. A operação foi aprovada pelo conselho de diretores da Decolar, que recomendou unanimemente a aprovação pelos acionistas.

A aquisição é parte da estratégia da Prosus de expandir seu ecossistema de negócios na América Latina, somando mais de 100 milhões de clientes em segmentos como viagens, e-commerce e fintech. "A Decolar é uma companhia lucrativa e com forte presença no mercado. Vamos alavancar nossa expertise e recursos para acelerar seu crescimento", afirmou Fabricio Bloisi, CEO do Grupo Prosus, em nota.

Para Damián Scokin, CEO da Decolar, a transação oferece valor significativo aos acionistas e promete uma experiência aprimorada aos clientes, com acesso a novos serviços e benefícios. Fundada em 1999 na Argentina e com atuação em mais de 19 mercados da região, a Decolar já gerencia mais de 9,5 milhões de transações anuais, movimentando US$ 5,3 bilhões em reservas.

O pagamento será realizado com recursos de caixa da Prosus e o fechamento da operação está previsto para o segundo trimestre de 2025, condicionado à aprovação regulatória e dos acionistas.

A transação reforça a posição da Prosus na América Latina, ao lado de marcas como iFood e Sympla, e é vista como um marco para consolidar sua liderança no setor de tecnologia e viagens na região.

O negócio envolvendo a compra da Decolar acontece em um momento de destaque para a companhia. As vendas estão no maior patamar da história, com a empresa conseguindo aumentar margem e, consequentemente, o lucro. No último trimestre, Ebitda ajustado teve uma alta de 94%, com a receita subindo 54% considerando uma taxa neutra de câmbio.

A instabilidade de concorrentes no pós-pandemia, como 123Milhas e Hurb, abriu espaço para a Decolar ampliar sua participação de mercado nos últimos anos. Desde 2019, a receita da empresa em dólar cresceu 46%, enquanto a margem sobre receita passou de 11,2% para 14,6% no período, mesmo enfrentando a desvalorização de moedas em mercados-chave.

O Brasil e o México se consolidaram como os principais mercados da companhia, respondendo por 49,5% e 36,2% das transações, respectivamente.

Uma das estratégias da Decolar para crescer mesmo em um cenário econômico desafiador tem sido o foco na experiência do cliente. A empresa tem investido em inteligência artificial para otimizar buscas e vendas de pacotes, além de oferecer suporte aprimorado.

Na tentativa de se aproximar ainda mais dos consumidores, também expandiu sua presença física com lojas, que não apenas capturam vendas offline, mas também ajudam a migrar clientes para o ambiente online.

O bom momento da companhia se reflete no preço das ações, que chegaram a dobrar de preço neste ano. Após uma correção, os papéis acumulam alta de 55% na Nasdaq.

O negócio fechado com a Prosus surge agora como um novo catalisador para a valorização da empresa, com as ações da Decolar disparando 33% na Nasdaq nesta segunda-feira.