Depois de fechar o capital no Brasil, a varejista francesa Carrefour está mudando o comando do grupo no Brasil e América Latina.
A companhia anunciou nesta segunda-feira, 7 de julho, que Pablo Lorenzo foi nomeado CEO das operações de Stéphane Maquaire, que deixou o grupo para tocar um novo desafio na Europa. O NeoFeed apurou que Maquaire assumirá o comando global de uma grande empresa francesa.
Atual diretor de operações do Carrefour Brasil, Lorenzo assumirá a função no dia 14 de julho. O executivo está há mais de 20 anos no Grupo Carrefour, e era membro do comitê executivo do Carrefour Argentina desde 2011.
Antes de assumir a posição no Brasil, Lorenzo foi CEO do Carrefour na Argentina, onde trabalhou por mais de 15 anos. Como diretor de operações no Brasil, ele é reponsável pelas bandeiras Atacadão, Carrefour e Sam’s Club.
“Pablo Lorenzo é um dos melhores gestores do Grupo”, disse, em nota, Alexandre Bompard, presidente e CEO do Grupo Carrefour. “Ele concluiu com sucesso a recuperação de nossas operações na Argentina, concluiu com sucesso a integração operacional do Grupo BIG ao lado de Stéphane Maquaire e liderou a retomada comercial do Carrefour Brasil nos últimos 18 meses.”
No final de abril, os acionistas do Carrefour Brasil aprovaram o fechamento de capital da companhia na B3. Com o negócio, a operação foi incorporada pela matriz francesa. A empresa estreou na Bolsa de São Paulo, em 2017, levantando R$ 5,1 bilhões.
Quando a decisão de fechar o capital foi anunciada, Maquaire deu declarações de que a saída da B3 iria “agilizar as operações” do grupo, afirmando que duas empresas de capital aberto em países diferentes traziam uma série de desafios.
Em entrevista ao jornal Zero Hora, publicada na sexta-feira, 4 de julho, Lorenzo disse que o Carrefour vai concentrar os negócios em grandes formatos, principalmente o Atacadão, seguido pelo Sam’s Club e os hipermercados do Carrefour.
"Decidimos concentrar nos grandes formatos, nos quais o custo de marketing e operação faz mais sentido com o tamanho do grupo", afirmou ele na entrevista.
O Carrefour Brasil fechou o primeiro trimestre com um lucro líquido ajustado de R$ 282 milhões, um aumento de mais de cinco vezes em relação ao mesmo período do ano anterior.
A receita líquida subiu 5,1% no período, para R$ 26,1 bilhões, enquanto o Ebitda ajustado subiu 3,7%, a R$ 1,47 bilhão.