O Natura Ventures, fundo de corporate venture capital (CVC) da Natura, tem R$ 50 milhões para investir em startups em early stage. Lançado em junho deste ano, o primeiro aporte demorou quase seis meses para acontecer.
A startup escolhida para receber o primeiro cheque foi a Abbiamo, especializada no controle digital de processos logísticos. Nos últimos meses, o fundo, que é gerido pela VOX Capital, analisou mais de uma centena de empresas - um trabalho que vai ajudar nos próximos investimentos.
A ideia é que o Natura Ventures faça até três aportes por ano, com cheques entre R$ 2 milhões e R$ 10 milhões. O veículo terá 10 anos de vida para um total de 12 a 15 startups.
“Estamos muito focados na estratégia de entender quais companhias se encaixam com o futuro que queremos ter”, afirma José Manuel, vice-presidente de novos negócios da Natura América Latina, ao NeoFeed.
Fundada em 2020, a startup carioca Abbiamo atende empresas como o grupo Azzas 2154, Porto e Randoncorp. Em 2021, a companhia recebeu um aporte de R$ 2,5 milhões da Randon Ventures, CVC da empresa de transportes.
Na Natura, a Abbiamo foi responsável por desenvolver o sistema de retirada em loja da rede de cosméticos, além de estar à frente do projeto de logística de última milha da companhia.
“Com a Abbiamo, que já era nossa parceira há quase três anos, percebemos que houve muita conexão com o propósito da empresa, que nos ajudou a desenvolver a nossa estratégia omnichannel, o que nos motivou a fazer esse aporte”, diz o executivo da Natura.
Agora, como parte do ecossistema da Natura, a empresa planeja aproveitar o hub de companhias logísticas criado pela Abbiamo para aumentar sua presença no digital e melhorar sua conexão com os clientes, um dos pilares de desenvolvimento focado pelo CVC.
“Esse hub nos ajuda a conectar os centros logísticos aos nossos clientes de forma muito mais ágil e tecnológica, auxiliando na redução dos ruídos do processo”, afirma Manuel. “Além disso, o sistema da Abbiamo facilita o aumento no número de players pequenos na distribuição desses produtos, já que conecta todo o país e ajuda na inclusão social de nossos parceiros”.
Na visão do executivo, a entrada no ecossistema da Natura também deve ser bastante positiva para a Abbiamo, pois a startup passa a acessar diretamente seus ativos logísticos, expandindo a sua operação também para o Chile.
Para ampliar a quantidade de pedidos e operações realizadas por meio da Abbiamo, a Natura está desenvolvendo um sistema de retirada de compras online por meio de suas 2 milhões de consultoras presentes no Brasil.
“Com esse sistema, nós conseguimos levar a distribuição para além do nosso e-commerce e das nossas franquias, fortalecendo o elo com as consultoras, que são uma de nossas grandes forças”, diz Manuel.
Com a chegada da Abbiamo, a Natura também espera reduzir sua pegada de carbono. Com uma malha de distribuição mais dispersa e menor, é possível reduzir o impacto que cada mercadoria enviada tem no meio ambiente, tornando a companhia mais eficiente.