ANAHEIM — O “timing” foi perfeito para a mais recente D23, a convenção bianual para os fãs da Disney recém-encerrada em Anaheim, na Califórnia. Graças aos resultados de Divertida Mente 2 e Deadpool & Wolverine, a Disney se tornou, no fim de semana passado, o único estúdio da história a lançar consecutivamente filmes que bateram a marca de US$ 1 bilhão de bilheteria, ajudando a tirar o foco da crise que paira sobre a gigante do entretenimento nos últimos anos.

“Nenhuma outra companhia apresenta a taxa de sucesso alcançada por nossos times”, disse Alan Bergman, copresidente da Disney Entertainment, em encontro com jornalistas, do qual o NeoFeed participou. O executivo se referia aos sete estúdios que ele supervisiona na divisão: Walt Disney Pictures, Walt Disney Animation Studios, Pixar Animation Studios, Lucasfilm, Marvel Studios, 20th Century Studios e Searchlight Pictures

“Estou na The Walt Disney Company há quase 30 anos, onde durante um período nós tínhamos apenas os estúdios de animação e de live action. Felizmente, Bob Iger [o atual CEO] fez compras estratégicas que foram fantásticas para nós, trazendo a Pixar, a Marvel, a Lucasfilm e a Fox. E agora, com o sucesso de Divertida Mente 2 e Deadpool & Wolverine, ficou ainda mais claro como essas transações valeram a pena”, disse Bergman.

Ao arrecadar quase US$ 1,6 bilhão com a venda de ingressos ao redor do globo, Divertida Mente 2, a sequência da produção original lançada pela Pixar em 2015, se tornou não só o campeão de renda do estúdio, mas o filme de animação de maior bilheteria de todos os tempos.

Dependendo do ranking, Rei Leão (2019) pode figurar na liderança (com faturamento de US$ 1,66 bilhão), embora os mais puristas não considerem este título uma animação pela produção ter recorrido a ferramentas de realidade virtual.

A performance ainda fez Divertida Mente 2 ingressar na 10ª posição no quadro dos top 10 filmes (incluindo todas as categorias), de maior renda da história, liderado por Avatar (2009), com US$ 2,9 bilhões, distribuído pela Fox. Vale lembrar que o segundo filme da saga de ficção científica ambientada na lua de Pandora, Avatar: O Caminho da Água (2022), já saiu na nova casa — depois que a Disney adquiriu a Fox, em 2019.

Deadpool & Wolverine, por sua vez, acaba de se tornar o filme com classificação adulta (para maiores de 18 anos) de maior bilheteria da história. Com a arrecadação de US$ 1,085 bilhão, deixou para trás o então campeão Coringa (2019), da Warner Bros, com US$ 1.078 bilhão.

O feito de Deadpool & Wolverine é ainda mais significativo por marcar a volta por cima de um segmento que dava sinais de cansaço. Principalmente com as bilheterias decepcionantes registradas no ano passado por outros títulos da casa, como As Marvels e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.

O primeiro foi realizado com US$ 274 milhões e arrecadou somente US$ 206 milhões, representando o pior resultado da franquia Marvel nas telas. E o segundo, que teve um orçamento de US$ 326 milhões, somou US$ 476 milhões com a venda de ingressos.

“Tentamos fazer de todos os nossos filmes um sucesso, reunindo os melhores roteiros, diretores e atores”, disse Bergman, durante a convenção que atraiu mais de 12 mil visitantes, ao longo de três dias. “Algumas vezes sabemos imediatamente que temos um hit nas mãos. Em outras, sabemos que o produto ainda não está perfeito, precisando de uns ajustes. Mas há ainda os casos em que, mesmo fazendo de tudo, não conseguimos atingir o sucesso, o que faz parte do negócio.”

"Deadpool & Wolverine" marca a volta por cima de um segmento que dava sinais de cansaço (Crédito: Reprodução themoviedb.org)

"Há ainda os casos em que, mesmo fazendo de tudo, não conseguimos atingir o sucesso, o que faz parte do negócio". disse Bergman (Crédito: Divulgação)

Em cada um dos sete estúdios, a ideia é continuar produzindo títulos originais, continuações e spin-offs — como são chamadas as obras que representam desdobramentos de um trabalho anterior, destacando um personagem ou explorando outro aspecto do original.

De acordo com Bergman, que supervisiona todo o conteúdo de entretenimento dos estúdios, incluindo streaming, o planejamento daqui para a frente consiste na realização de pelo menos um título da Pixar e um da Disney Animation por ano, além de três títulos e algumas séries com os personagens da Marvel.

A Disney de live action e a 20th Century ficam responsáveis por três ou quatro filmes por ano, enquanto a Lucasfilm trabalha com um ou dois títulos e algumas séries live action. Já a Searchlight fica encarregada de lançar anualmente cerca de cinco filmes, de orçamento menor, geralmente títulos de arte.

Para garantir o cumprimento do calendário, todas as segundas-feiras, às 10 horas da manhã, Bergman tem um encontro marcado com os representantes dos estúdios, no prédio da Disney. Como Kevin Feige (Marvel), Kathleen Kennedy (Lucasfilm), Pete Docter (Pixar) e Jennifer Lee (Walt Disney Animation), entre outros.

“Nós nos reunimos para conversar e discutir as bilheterias do fim de semana e a performance dos nossos filmes. E também para falar sobre os títulos que estamos fazendo e sobre os problemas que eles apresentam”, contou Bergman, acrescentando se tratar de um time criativo que sempre o inspira. “Temos a força de todas essas marcas. Mas, por mais fortes que elas sejam, precisamos de talentos para mantê-las. Do contrário, as marcas enfraqueceriam e desapareciam.”