A BRF Arabia Holding Company, joint venture da BRF com a Halal Products Development Company (HPDC), comprou 26% da Addoha Poultry Company, que opera no abate de frangos na Arábia Saudita. A transação tem valor de US$ 84,3 milhões, de acordo com fato relevante divulgado na manhã de quinta-feira, 31 de outubro.
Apesar de comprar uma fatia minoritária, a BRF informou que um acordo de acionistas será firmado entre a BRF Arabia e a Addoha, para que a companhia brasileira possa participar da administração, “permitindo que o know-how da BRF e da HPDC contribua para a maximização das sinergias entre as entidades”.
A transação acontece ao mesmo tempo que a BRF está estreando na produção de carne de frango em território árabe. A companhia também está construindo uma segunda fábrica de alimentos processados na Arábia Saudita, país onde é líder de mercado.
A BRF Arabia tem também como sócio a PIF, que é o fundo o fundo soberano da Arábia Saudita. A joint venture é fruto de um investimento de US$ 500 milhões e foi anunciada em 2022.
As ações da BRF avançam mais de 90% em 2024, em um sinal de recuperação depois de anos enfrentando dificuldades. No segundo trimestre de ano, a BRF teve um lucro líquido de R$ 1,1 bilhão, revertendo um prejuízo próximo de R$ 1,3 bilhão no mesmo período de 2023.
A receita líquida da empresa cresceu 22,3% em comparação ao mesmo período de 2023 e atingiu R$ 14,9 bilhões. O CFO da empresa, Fábio Mariano, ressaltou, na ocasião, que, do faturamento, R$ 6,9 bilhões vieram do Brasil e pouco mais de R$ 7 bilhões vieram de vendas do exterior.
O aumento é reflexo das novas 32 habilitações para exportação conquistadas pela BRF no trimestre. No acumulado de 2024, são quase 60 novos destinos aptos a receberem produtos da empresa.