A Volkswagen e a Xpeng, fabricante chinesa de veículos elétricos, assinaram um memorando de entendimento que dá início ao compartilhamento de redes de carregamento ultrarrápido para clientes de ambas as empresas.
A parceria, que vai na contramão dos movimentos vistos na Europa e nos Estados Unidos, que buscam “boicotar” grande parte da indústria automobilística chinesa, incluirá mais de 20 mil pontos de carregamento operados pelas empresas em 420 cidades na China.
Além do compartilhamento das unidades de carregamento já existentes, a Volkswagen e a Xpeng afirmaram no documento que pretendem criar estações de forma conjunta. As montadoras também estão desenvolvendo juntas dois veículos elétricos, que devem ser anunciados em 2026.
“Por meio da nossa colaboração estratégica com Xpeng, formaremos uma das maiores redes de carregamento ultrarrápido na China, permitindo que as pessoas integrem a mobilidade elétrica ao seu dia a dia, tanto nas metrópoles quanto em cidades remotas”, disse Olaf Korzinovski, vice-presidente executivo do Grupo Volkswagen na China.
A aliança ocorre dois anos após a Volkswagen investir cerca de US$ 700 milhões na Xpeng, adquirindo 4,99% da companhia, e mostra o foco da montadora alemã no mercado chines. De acordo com o comunicado, a Volkswagen pretende oferecer pelo menos 30 modelos totalmente elétricos no país até 2030.
Nesse sentido, o desenvolvimento de pontos de carregamento se torna cada vez mais relevante na luta pela liderança do mercado de elétricos no mundo. Isso porque, para vender mais carros, é preciso ter a infraestrutura que dê a eles mais autonomia e funcionalidade.
Até o momento, a Tesla é a líder desse segmento. Atualmente, a fabricante americana possui mais de 60 mil carregadores em todo o mundo, dos quais cerca de 20% estão localizados na China. Neste ano, a empresa afirmou que focará na instalação de carregadores ainda mais potentes por lá, aumentando sua dominância.
Esse crescimento da infraestrutura é benéfico para o setor como um todo, já que nem todas as montadoras e fabricantes de veículos têm a mesma capacidade e investimento para produzir esses aparelhos em larga escala.
Como alternativa, gigantes como Volvo, General Motors e Hyundai anunciaram que estão desenvolvendo adaptadores para que seus clientes consigam utilizar os carregadores da Tesla, terceirizando essa necessidade vista pelo mercado como um todo.
Segundo dados da S&P Global Mobility, as vendas de veículos elétricos vão crescer 30% em 2025, aumentando ainda mais essa demanda.