A americana Whatnot, plataforma de compras ao vivo que concorre diretamente com o TikTok Shop, levantou US$ 265 milhões em uma nova rodada de investimentos Série E, que elevou o seu valuation para US$ 4,97 bilhões.
A captação, que foi liderada pelos fundos Greycroft Partners, DST Global e Avra, também contou com a participação da Lightspeed Venture Partners, Durable Capital Partners, Andreessen Horowitz, CapitalG, BOND e Y Combinator.
Grant LaFontaine, cofundador e CEO da Whatnot, afirmou à Bloomberg que a empresa planeja utilizar o dinheiro para contratar mais engenheiros, melhorar o atendimento ao cliente, expandir sua operação para outros países e lançar novas categorias de produtos.
“A oportunidade que o comércio ao vivo em mídias sociais oferece para vendedores e seus negócios é enorme”, disse LaFontaine. “É algo que vai transformar todas as categorias e áreas do varejo.”
Lançada em 2019 como uma alternativa ao sistema de consumo desenvolvido pela rede social chinesa que pertence a ByteDance, a Whatnot conta com milhares de vendedores em oito países, incluindo Estados Unidos, Canadá, França e Alemanha. Seu próximo destino é a Austrália.
Com esse alcance, foram vendidos mais de US$ 3 bilhões em mercadorias na Whatnot apenas em 2024. Os itens incluem produtos como tênis, discos de vinil, bolsas e diversos outros objetos colecionáveis. No novo momento, categorias como golfe e arte devem ser incluídas no portfólio.
O dinheiro chega em um momento oportuno para a empresa, que aguarda pelos desdobramentos do possível banimento do TikTok nos Estados Unidos. A ByteDance tem até 19 de janeiro para vender a rede social nos país, caso não ocorra nenhuma intervenção no meio do caminho.
Se o TikTok efetivamente deixar de funcionar em território americano, alguns dos vendedores ao vivo que utilizam a rede podem começar a migrar para concorrentes, como a Whatnot.
“Estamos prontos para ajudar qualquer um desses vendedores a se reorganizar e construir um negócio social e ao vivo de alto nível”, reforçou LaFontaine.
Nos últimos anos, o TikTok Shop se tornou uma parte essencial dos negócios da ByteDance nos Estados Unidos. Em 2024, a categoria vendeu cerca de US$ 17 bilhões em mercadorias por meio da plataforma.
Para reforçar o seu posicionamento, a Whatnot também realizará uma oferta de recompra de até US$ 72 milhões em ações. Desde sua fundação, a empresa já arrecadou US$ 746 milhões de investidores.