Arthurito da Faria Lima continua com sua análise afiada sobre o mercado financeiro, o cenário político e o dia-a-dia do Condado. Acompanhe:

FESTA DA DEMOCRACIA

Passadas as eleições nos Estados Unidos, chegou o segundo evento político mais importante do ano para o paulistano: a eleição da prefeitura. Com uma demora na apuração que nos fez sentir como legítimos americanos, o resultado cravou Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) no 2º turno.

No ano da COVID-19 e da nuvem de gafanhotos, não vai parecer estranho que o líder do MTST tenha ganhado nos bairros da cidade onde o metro quadrado é mais caro, e nem que o candidato de centro-direita, herdeiro político, tenha ganhado nos colégios eleitorais da periferia. Aguardemos, velhotes!

 


A VACINA DA PFIZER É O VIAGRA DA BOLSA

Há duas semanas, nossa bolsa, que estava acostumada a ficar no 0x0, ali na marca dos 100 mil pontos, mostra uma confiança inabalável. Puxada pelo cenário macro global e pelos avanços da vacina, pouco importam os fundamentos dos papéis e a nossa desafiadora missão de manter o equilíbrio fiscal.

Na última coluna eu cantei a bola sobre o “all in” nos mercados emergentes, o Brasil parece estar bem posicionado nesse ambiente competitivo e muitas casas já cravam projeções do Ibovespa entre 117 e 120 mil pontos até o final do ano.

A CONDESSA DA FARIA LIMA

Na última edição do “Humans of Condado” conversei com a Ana Paula Vescovi, ex-secretária do Tesouro Nacional e atual economista-chefe do Santander. Ela concorda que o cenário externo é positivo, mas destaca os riscos e a importância da agenda local: “O Brasil tem além do desafio fiscal, a tarefa de implementação de uma agenda de melhorias no ambiente de negócios, com destaque para o conjunto de marcos regulatórios”, comenta a economista capixaba recém-chegada ao Condado. O conteúdo completo dessa conversa AAA está no meu perfil.

CORRENDO CONTRA O TEMPO

A equação: baixo investimento + alto retorno + risco zero não existe no mercado, já no mundo das academias, o Faria Limer tem sido muito efetivo no seu Capex! O réveillon tá aí e começam a aparecer soluções que prometem entregar o resultado esperado com sessões de exercício muito mais curtas.

O treino com eletroestimulação é um dos que viraram febre no Condado. Depois da “guerra dos coletes” entre Itaú e XP, vem aí o coletinho com eletrodos. “Comecei há 2 semanas e já estou sentindo alguns resultados, principalmente no abdômen. Comprei a ideia de que com 20 min teria o retorno de 1h30 de um treino convencional”, diz Betina Klotz, adepta dessa nova prática e proprietária da Soleil Beachwear.

Outro método recém lançado é o “Soul HITT”, da academia Spin n Soul, que consiste em uma aula de 30 minutos com intensas repetições, intervalos curtos e a promessa de queima calórica decorrente da prática por até 24h. Já sei como investir meu tempo enquanto a pizza que eu pedi no iFood não chega.

EX-NAMORADA(O) & COE

Sabe aquela coisa que parecia distante, um problema resolvido, mas do nada aparece para te complicar? O nome disso não é Ex, é COE (Certificado de Operações Estruturadas).

Após o boom desse produto e a oferta indiscriminada por algumas plataformas de investimentos, o produto saiu um pouco dos holofotes mas dados da B3 mostram que, de janeiro a outubro desse ano, foram emitidas mais de 30 mil novas operações, totalizando um volume de R$ 9,6 bilhões.

O produto traz a promessa de diversificação com proteção total ou parcial de perdas (são derivativos combinados), mas na prática há uma troca exagerada, deixando um percentual grande da rentabilidade e, na maioria dos casos, com baixa liquidez.

Se o Brasil quase declarou guerra contra os EUA, por que eu não posso deixar minha crítica construtiva ao produto e à forma como ele é ofertado aos investidores?

CARNAVAL DE INVERNO


Salvador e São Paulo se uniram para definir que o Carnaval 2021 será de 8 a 11 julho. Pô ACM, em julho? Como vou fazer pra conciliar a temporada de inverno em Campos e o Camarote Salvador?

Prometi pra minha mãe que até o “Dia dos Namorados” eu estaria “encaminhado” e, ao mesmo tempo, combinei com os amigos que curtiria o carnaval solteiro. Como fica essa equação, meu rei?

Já seria estranheza suficiente, mas vale colocar nessa conta as Olimpíadas 2020, que acontecerão na sequência. Cara, isso tá parecendo a série Dark, da Netflix, deu tela azul, sei lá... Confio no espírito empreendedor do brasileiro para que tenhamos um pré-carnaval em fevereiro e esse “winter carnival” em julho.

MAIS UM FERIADINHO...

Exposição na Pinacoteca de SP - Foto: Divulgação

Arthurito também é cultura! Por que não aproveitar esse feriado para conhecer a exposição “OSGEMEOS: Segredos” na Pinacoteca de SP? Considerados dois dos maiores representantes da arte urbana brasileira, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo exibem mais de 1.100 itens, alguns deles inéditos no Brasil. Tá, eu sei que tem que ir até o Centro da cidade, mas o “rolê” tem duas premissas que todo Faria Limer adora: a) fila b) ambiente fértil para posts no Instagram. Tope! tope! tope!

Arthurito da Faria Lima tem mais de uma década de experiência no mercado financeiro e lançou seu perfil no Instagram, em agosto de 2020, para comentar os bastidores do Condado da Faria Lima - de preferência apreciando um bom Negroni. Nos fins de semana, costuma desembarcar com a sua “tropa” na Baleia, em Campos ou na Península.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.