São Roque é um pequeno município no interior de São Paulo, entre montanhas e Mata Atlântica, com menos de 100 mil habitantes. Distante cerca de uma hora de carro da capital paulista, aos finais de semana chega a receber 20 mil visitantes em busca de lazer ao ar livre, restaurantes e uma peculiar "rota do vinho". Só agora, contudo, acaba de inaugurar um hotel de luxo, propriamente dito, o NÓR Hotel & Spa, no embalo da expansão dos condomínios de alto padrão
Idealizado por Heron Mota e Paulo Ribeiro, do KRBM Group, os mesmos investidores das cabanas Nomad Place, em São Bento do Sapucaí, também em São Paulo, (um dos principais casos de sucesso em imóveis de temporada e turismo de isolamento durante a pandemia ), o novo hotel pretende levar também a São Roque um público viajante com alto poder aquisitivo.
A dupla identificou a oportunidade de negócio em estudos de viabilidade e também por meio de suas próprias percepções, já que a holding também investe no ramo imobiliário na região com projetos de condomínios.
"Sintetizar a proximidade ao campo com um serviço de padrão elevado em hospedagem e gastronomia em uma cidade como São Roque é uma oportunidade de alçar a região a um novo status na área turística", explicou ao NeoFeed, o sócio Heron Mota.
Mesmo com estilos de hospedagem tão diferentes, Nomad e NÓR foram ambos pensados para um mesmo público, jovem e com alto poder aquisitivo. "Foram concebidos para momentos distintos de uma mesma pessoa. Nas cabanas do Nomad, costumamos dizer que o hóspede tem um 'preview' da sofisticação presente no projeto do NÓR", explica Mota.
Mas no NÓR a brincadeira foi muito mais longe: R$ 40 milhões de investimento inicial, e ainda deve demandar até dezembro deste ano pelo menos R$ 5 milhões adicionais para finalizar o SPA de 350 m² (sob chancela da L'Occitane au Provence) e estruturar um espaço de eventos corporativos. A holding possui mais de um milhão de metros quadrados na região.
Mesmo que à primeira vista Nomad Place e NÓR pareçam negócios absolutamente distintos, um focado em imóveis de temporada ( com diárias a partir de R$ 690) e outro na hotelaria tradicional (com diárias a partir de R$ 1,6 mil), os empresários acreditam que existam vários pontos de convergência entre eles, principalmente por terem a ideia de escapismo e a busca pela privacidade e contato com a natureza como premissas básicas.
A primeira cabana da Nomad Place na Mantiqueira foi idealizada pelo empresário Halmer Marques (que participou do projeto do NÓR) no começo da pandemia, em 2020, sem qualquer experiência prévia em hospitalidade.
Inicialmente, a ideia era simplesmente alugar a cabana em estilo A-Frame no Airbnb; mas o sucesso da acomodação foi tão grande que gerou um inesperado e promissor negócio quase que imediatamente. A KRBM entrou na jogada e investiu ali R$ 8 milhões, que se converteram em outras seis unidades no mesmo terreno, entre cabanas, tiny houses e domos.
Agora o grupo abriu a segunda unidade Nomad Place em Cunha (SP). As novas cabanas em estilo "glamping" (equipadas como belos quartos de hotel, incluindo cozinhas completas) tiveram investimento de R$12 milhões, ocupando um terreno de 140 mil metros quadrados (e a mais de mil metros de altitude), a 15 minutos do centro da cidade.
Quatro unidades em estilo domo geodésico já estão em funcionamento na nova filial em Cunha, mas o projeto prevê outras oito para aluguel de temporada por ali até o final do ano - com direito a trilhas para caminhada, churrasqueira, piscinas, horta comunitária e espaços de convivência ao ar livre.
Os investidores pretendem seguir apostando nesse nicho. O grupo recebeu propostas para levar o conceito da Nomad Place a localidades nos estados de Mato Grosso, Alagoas, Pará e Goiás, e já confirma a primeira expansão internacional, na Argentina.
Para o recém-inaugurado NÓR estão sendo mais cautelosos. "Em vista dos resultados que estamos observando até o momento, identificamos uma igual oportunidade de expansão; mas, em um primeiro momento, nosso foco é fortalecer a operação recém-aberta para depois replicarmos o modelo", explicam.
Gastronomia como fator de atração
No NÓR Hotel & Spa, em São Roque, são 33 acomodações construídas como pequenos chalés independentes, térreos ou dúplex - todos com mini cozinha, hidromassagem ao ar livre, enxovais Trousseau e amenidades L'Occitane.
Ocupando uma propriedade de mais de 440 mil metros quadrados rodeada por árvores e montanhas, tem móveis assinados nas áreas sociais, duas quadras de beach tennis, piscina climatizada, sauna finlandesa com vista, academia, sala de massagem e muito espaço outdoor.
Há ainda bicicletas para empréstimo, uma capelinha centenária (já reservada para celebração de casamentos), diferentes estações de recarregamento para veículos elétricos. O novo hotel deve ganhar em breve ainda um redário e novos lounges ao ar livre.
Sendo o aspecto gastronômico a principal motivação para muitos paulistanos se deslocarem até São Roque, o KRBM Group decidiu fazer da boa mesa também prioridade por ali. O chef Pedro Franco, com passagem por restaurantes de Sérgio Arno, Claude Troisgros e dos hotéis Fasano, é quem assina a direção de alimentos e bebidas da casa.
Aberto também para não hóspedes, o restaurante Rocco funciona diariamente para café da manhã, almoço e jantar, com ambientes interno e externo. Os menus têm inspiração italiana, mas fazem uso de ingredientes brasileiros, sazonais e locais, como queijo Canastra, alcachofras (abundantes na região) e PANCs. Em breve, terá horta orgânica e um herbolário com casa de chás anexa.
A carta de vinhos é mantida em uma "cave" peculiar que já virou vedete no Instagram: o "corpo" de uma sauna finlandesa em madeira foi transformado em adega pela Multiforma Ofurôs, com direito a uma face de vidro com vista para a piscina do hotel. Alguns dos rótulos estão disponíveis também para consumo em taças, graças a uma máquina estilo enomatic. E o mixologista José Victor Caldeira criou menu de coquetéis autorais.
A expectativa agora gira em torno da inauguração, ainda neste semestre, de pelo menos mais uma empreitada gastronômica do grupo em São Roque. Será provavelmente algo mais voltado para os conceitos de parilla e fogo de chão, revitalizando uma antiga construção da mesma propriedade que abrange o NÓR e deixando as vistas panorâmicas para a natureza exuberante da região ainda mais em evidência.