Em reunião com acionistas na manhã desta segunda-feira, 9 de novembro, executivos do McDonald's anunciaram que a companhia vai entrar, por conta própria, no mercado de sanduíches e comidas veganas em vez de buscar parcerias com companhias da área como Beyond Meat e Impossible Foods.

As opções de sanduíches feitos à base de plantas, chamado de McPlant, devem entrar para o menu dos restaurantes no começo do ano que vem. A novidade chega meses depois de o McDonald's ter encerrado um período de testes com hambúrgueres veganos em unidades no Canadá.

Entre setembro de 2019 e abril de 2020, alguns restaurantes na região de Ontário passaram a vender o P.L.T, um sanduíche recheado com a "carne" sem proteína animal da Beyond Meat, uma das maiores empresas da chamada "meatless economy", que deve movimentar até US$ 27,9 bilhões até 2025, segundo a consultora Markets & Markets. 

Esse segmento tem sido marcado por parcerias e o McDonald's será a primeira grande empresa na área a trilhar o seu próprio caminho. O Burger King, por exemplo, trabalha com a Impossible Foods para criar o seu vegano Impossible Whopper, enquanto a rede KFC depende da mesma Beyond Meat na hora de vender seus nuggets sem proteína animal. 

Mas o fast food do palhaço Ronald quer ser dono de sua receita. "O McPlant é feito exclusivamente pelo McDonald's, para o McDonald's", disse Ian Borden, presidente internacional da empresa, durante a reunião. 

O grito de independência da rede de fast food ecoou forte no setor. A Beyond Meat, por exemplo, cedeu mais de 7% na Nasdaq. A chilena Not Company e a Green Monday Holding, de Hong Kong, ficaram também com água na boca. As duas startups, em algum momento, pleitearam servir o McDonald's, segundo o portal TechCrunch. 

Com essa receita própria, o McDonald's pretende adicionar opções veganas não apenas aos seus hambúrgueres, mas também aos itens do café-da-manhã e outros sanduiches a base de frango.

Na Bolsa de Nova York (Nyse), os papéis do McDonald´s estão estáveis, com uma ligeira queda de 0,74% por volta das 15 horas. O anúncio do McPlant acontece um dia depois do resultado, em que os resultados superam as previsões dos analistas.

No terceiro trimestre, o faturamento foi de US$ 5,4 bilhões, uma queda de 2% em comparação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido cresceu 10% e atingiu US$ 1,76 bilhão.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.