Duas semanas depois de anunciar a compra da americana Medimetriks Pharmaceuticals, aquisição que marcou sua entrada no mercado dos Estados Unidos, a farmacêutica brasileira Eurofarma está de volta ao balcão dos M&As. E com um acordo que envolve diversas marcas.
A companhia anunciou na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro, que concluiu a aquisição direta de ativos e direitos detidos pelo também brasileiro Laboratório Canonne e a Gemar Gestão de Investimentos Financeiros.
O pacote inclui a marca Valda, das famosas pastilhas, com o direito de exploração comercial no Brasil e na América Latina, além das marcas Fixaderme, Practivar, Inove Cálcio e Paravision, com direto a exploração comercial globalmente.
Segundo a empresa, a transação envolve ainda registros de produtos, base instalada de clientes, funcionários, máquinas e equipamentos, contratos, estoque e bens do ativo imobilizado detidos pelo Laboratório Canonne e a Gemar Gestão de Investimentos Financeiros.
Em outro documento arquivado hoje pela Eurofarma na CVM, a companhia informa que o acordo em questão foi aprovado pelo Conselho de Administração da empresa em reunião realizada no último dia 25 de outubro, no valor aproximado de R$ 725,4 milhões.
No mesmo comunicado sobre a reunião em questão, a empresa informa que o board aprovou a aquisição da Medimetriks Pharmaceuticals pelo montante de US$ 20 milhões.
Desenvolvidas na França pelo farmacêutico Henri Canonne, em 1902, as pastilhas Valda desembarcaram no Brasil em 1914. Já as demais marcas do laboratório foram reunidas oficialmente sob a bandeira do laboratório em 2019.
A Eurofarma, por sua vez, foi fundada em 1972, e atua em segmentos como prescrição médica, produtos isentos de prescrição, genéricos, hospitalar e oncologia. Há cerca de um ano, a empresa já havia ampliado seu portfólio com a aquisição de ativos da Hypera no México e na Colômbia.
Em outra frente, a empresa também vem se mostrando ativa por meio do Neuron Ventures, seu braço de corporate venture capital. Lançado em 2019, o veículo já investiu em companhias como a beautytech JustForYou, além de startups como Ocean Drop, Psicologia Viva e The Men’s.
No acumulado de janeiro a setembro deste ano, a Eurofarma reportou uma receita líquida de R$ 5,8 bilhões, o que representou um crescimento de 15,3% sobre igual período, em 2021. Nesse intervalo, o lucro líquido da empresa avançou 8,9%, para R$ 741,1 milhões.