A Z-Tech, braço de inovação e tecnologia da Ambev, está fazendo um investimento na Mercafacil, startup que desenvolve um sistema de gestão para pequenos e médios negócios, apurou o NeoFeed.

A transação ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ser divulgada oficialmente. Procurada, a Ambev disse que não vai comentar.

A Mercafacil foi fundada em 2013 e atua no segmento de mercados e minimercados com sua plataforma de gestão de clientes, integração e otimização de vendas online e off-line. Em 2020, contava com 400 clientes. Em 2021, a meta é chegar 2 mil varejistas, entre eles o Comercial Zaffari, disse uma fonte ao NeoFeed.

Criada pela AB InBev, dona da Ambev, como um hub de inovação, a missão da Z-Tech é digitalizar o pequeno varejo, buscando soluções para que sejam mais eficientes ou possam reduzir seus custos.

Com presença nos Estados Unidos, México e Brasil, os investimentos da Z-Tech se concentram em startups que ajudem o universo que vai de bares a restaurantes e de padarias a supermercados.

Entre os investimentos realizados pela Z-Tech está a Donus, a fintech da Ambev que já atingiu 80 mil clientes. Os executivos da Ambev, em conversa com analistas do Credit Suisse, não descartam que o TVP da Donus possa atingir o valor total de vendas da Ambev. No segundo trimestre, a receita líquida da Ambev atingiu R$ 15,7 bilhões.

O braço de inovação da Ambev também conta com a Lemon, uma startup de energia renovável, que desenvolveu uma forma para bares e restaurantes consumirem energia limpa. Outra startup que faz parte do portfólio da Z-Tech é a Get In, um aplicativo que faz reserva online.

Em recente relatório do Credit Suisse, a analista Marcella Recchia chegou a conclusão que a Ambev está deixando de “ser uma empresa tradicional de bebidas”.

Entre as iniciativas, além dos investimentos da Z-Tech, a analisa citou o Zé Delivery, o aplicativo que entrega cerveja gelada na casa do consumidor, que atendeu 15 milhões de pedidos no segundo trimestre de 2021.

Outra aposta digital da Ambev é a BEES, plataforma B2B da Ambev, que permite que bares e restaurantes comprem produtos que vão além da cerveja e que movimentou R$ 9 bilhões no segundo trimestre. Atualmente, conta com 800 mil clientes. A companhia quer chegar a 1 milhão.