TEMPORADA DE BALANÇOS

Estamos em mais uma temporada de balanços, velhotes. É um daqueles quatro momentos no ano que você opera uma ação baseado em fundamentos e não em ruídos de mercado, mas o que devemos esperar?

Os números devem vir bons, até porque a base de comparação ainda é frágil para muitos setores se olharmos para períodos de pandemia, mas isso não necessariamente vai se refletir em uma boa performance na bolsa.

Além de toda turbulência política, os DIs seguem caminhando pra cima e essa alta nos juros longos é um dos principais entraves para bolsa – já que são incorporados nos modelos de valuation e consequentemente na definição do valor justo de uma ação.

Nesse cenário quem sofre mais são as empresas de “crescimento” como as de tecnologia, que têm seu valor na perpetuidade.

Mais do que nunca é importante, para quem gosta de bolsa, fazer uma boa seleção de ações para conseguir um retorno melhor que o índice. Continuo pessimista, mas comprado (mas comprado também em bolsa americana e em criptomoedas).

HOMEOFFICE X BULL MARKET IMOBILIÁRIO

O sonho do home office eterno está ficando cada vez mais distante e o faria limer aproveita o que podem ser os últimos meses trabalhando de pijama. Enquanto alguns choram, outros vendem lenço, ou vendem lajes comerciais.

O patamar do m2 em alguns trechos da Av Faria Lima já chega a R$ 50 mil, o que mostra a demanda das empresas por reforçar suas instalações físicas e, de preferência, no Condado. Quantos cm2 o retorno de suas carteiras permitiria comprar por aqui, velhotes?

METAVERSO X PPT

Enquanto o dilema sobre o modelo de trabalho ideal continua, a Microsoft também quer surfar a onda do metaverso implementando esse recurso no Teams.

É, velhotes, quem tinha pavor de entrar em reunião com a câmera aberta agora vai poder visitar escritórios virtuais, ter seu próprio avatar, entre outras funcionalidades.

A Microsoft planeja liberar essa tecnologia a partir do primeiro semestre do ano que vem. Já imagino o pessoal pedindo para o estagiário alterar o cabelo do avatar do Diretor... É o futuro!

Já o meu avatar, assim como a minha cabeça, já está na praia de São Miguel do Gostoso (RN) para as festas de Réveillon.

MUITA GENTE POSTANDO STORY EM LISBOA?

A capital de Portugal ganhou destaque, na última semana, por conta do Web Summit, que é tipo um Rock in Rio de startupeiros que reuniu mais de 40 mil empreendedores, investidores, executivos e pessoas interessadas em fazer stories. Além de discussões relevantes, o evento marcou a volta à normalidade da agenda de tecnologia e inovação no mundo.

FALANDO EM RETOMADA...

No dia 1º de novembro o Governo de São Paulo pôs fim às restrições da pandemia, liberando a volta das baladas, shows e eventos com capacidade máxima e sem limite de horário. Final de semana passado foi marcado pelo retorno “oficial” da noite paulista e de grandes festas como a Arca de Noé, que reuniu 3.200 pessoas e incontáveis gins com red bull tropical no Campo de Marte.