Se as empresas de tecnologia já enfrentam um ano desafiador em 2022 com a queda brusca de suas ações e o receio dos investidores, o cenário é ainda pior na China, como o Alibaba já havia mostrado. O caso da Tencent é o novo exemplo. A gigante chinesa divulgou seu pior resultado trimestral na história. Foi a primeira queda na receita na comparação ano a ano.
No balanço do segundo trimestre divulgado nesta quarta-feira, 17 de agosto, a Tencent reportou receita de quase US$ 19,8 bilhões (134 bilhões de yuan). O valor é 3% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Já o lucro foi de US$ 2,7 bilhões, 56% menor ante o segundo trimestre do ano passado.
Diversos são os problemas que impactaram a operação da companhia ao longo dos últimos três meses. A começar pela questão macroeconômica. A China registrou crescimento apenas de 0,4% no segundo trimestre deste ano, resultado que ficou abaixo das expectativas do mercado. Especialistas haviam projetado o crescimento do PIB da China para o trimestre entre 0,9% e 1%.
O crescimento abaixo do esperado deve-se aos problemas gerados pela nova onda de casos de Covid-19 que vem abalando o país. Para combater a disseminação do vírus, o governo chinês realizou bloqueios e impôs lockdown nas principais cidades do país, incluindo Xangai – a metrópole financeira chinesa.
Outras dificuldades externas também vêm afetando os negócios da Tencent, principalmente no setor de games, do qual a companhia obtém cerca de um terço de sua receita com títulos como Peacekeeper Elite”, uma versão chinesa do PUBG Mobile; “Honor of Kings”; “Fight of Golden Spatula”; e “Return to Empire”.
Neste caso, o problema são as novas regras impostas na China que limitam a quantidade de tempo que menores de 18 anos podem passar jogando online. O limite é de três horas por semana e apenas em horários específicos. A empresa espera que ajustes sejam feitos para que a norma seja “mais positiva”, segundo Martin Lau, presidente da Tencent, ao comentar os resultados financeiros do trimestre.
Outro empecilho que afeta a divisão de jogos da Tencent, que terá uma operação no Brasil, foi o congelamento da aprovação de jogos. Nenhum jogo foi aprovado pelo órgão entre julho de 2021 e abril deste ano, o que atrasou o lançamento dos títulos e a consequente receita que seria obtida com eles. Apenas três jogos para celular foram lançados pela Tencent no segundo trimestre.
Tais problemas fizeram com que a receita doméstica da divisão de games da empresa chinesa caísse 1% no segundo trimestre para aproximadamente US$ 4,7 bilhões (31,8 bilhões de yuan). As vendas no mercado internacional também tiveram baixa de 1% e somaram pouco menos de US$ 1,6 bilhão (10,7 bilhões de yuan).
A Tencent ainda atribui a queda a uma ressaca no setor. Segundo a companhia, o mercado internacional “viveu um período de digestão pós-pandemia” em que os consumidores estão gastando menos tempo jogando online – e consequentemente gastando menos dinheiro nas compras in game, como são chamadas as compras de roupas e acessórios para melhorar a performance dos personagens nos jogos.
Em outras divisões de seu negócio, a Tencent obteve queda de 18% na receita com publicidade, totalizando US$ 2,7 bilhões (18,6 bilhões de yuan) no período. Já a receita obtida por serviços de pagamento móveis, sob a divisão Fintech And Business Services, no qual inclui o WeChat Pay, aumentou 1% e somou US$ 6,2 bilhões (42,2 bilhões de yuan) no trimestre.