Nas últimas semanas, a plataforma Reddit esteve nas manchetes por conta do papel que um de seus fóruns, o WallStreetBets, teve na chamada "revolta das sardinhas", movimentação que abalou o mercado financeiro nos Estados Unidos. Agora, após uma nova captação, o valor de mercado do Reddit dobrou e chegou a US$ 6 bilhões.
A plataforma recebeu US$ 250 milhões, em uma rodada de série E liderada pelo fundo Vy Capital, de Dubai. A rodada anterior aconteceu em fevereiro de 2019 e a holding chinesa Tencent, dona do WeChat, liderou o aporte de US$ 300 milhões.
A participação, mesmo que indireta, do Reddit na "revolta das sardinhas" chamou a atenção, mas não foi o único motivo para a valorização da plataforma, segundo o CEO Steve Huffman. Em entrevista ao jornal The Wall Street Journal, ele afirmou que a receita com publicidade no terceiro trimestre de 2020 cresceu 90% em relação ao mesmo período de 2019.
A participação do Reddit na “GameStop mania”, quando seus usuários orquestraram uma ação conjunta para valorizar as ações de empresas em dificuldades financeiras, como a varejista de videogames GameStop, causando prejuízos a fundos hedge, atraiu muita atenção de pessoas que nunca haviam se interessado pela plataforma.
Sem entrar em detalhes, Huffman afirmou que milhões de novos usuários passaram a acessar os fóruns diariamente. E junto com eles vieram novos anunciantes.
Além disso, a pandemia provocada pela Covid-19 fez com que sua base de usuários crescesse. Os dados mais recentes, de outubro do ano passado, indicam uma média de 52 milhões de usuários acessando a plataforma todos os dias, 44% a mais do que a média de outubro de 2019.
Com os recursos, o Reddit quer dobrar sua equipe, chegando a 1.400 funcionários. Em um post em seu blog oficial, a startup informou que também vai continuar a oferecer novos meios de produção de conteúdos para seus usuários, como vídeos ou transmissões ao vivo. A expansão para outros mercados internacionais está também nos planos.
No final de 2020, a plataforma comprou a Dubsmash, um app de compartilhamento de vídeos de curta duração. A ação faz parte da estratégia do Reddit de entrar no disputado segmento de vídeos dominado pelo TikTok e pelo Reels do Instagram.
O Reddit foi fundado em 2005 por Huffman, Alexis Ohanian e Aaron Swartz. Foi vendido à Condé Nast em 2006 e se tornou uma companhia independente em 2011. Desde então, recebeu US$ 800 milhões em investimentos.
Na briga das grandes redes sociais, no entanto, o Reddit ainda é pequeno. O Twitter, por exemplo, tem 187 milhões de usuários diários. O Snapchat fechou o mês de dezembro de 2020 com 265 milhões. E o Facebook continua na liderança com folga: são 1,8 bilhão de usuários diários.
No último mês, as conversas sobre redes têm sido dominadas pelo Clubhouse, plataforma de compartilhamento de mensagens de áudio que foi avaliada em US$ 1 bilhão após uma captação de US$ 100 milhões liderada pela gestora de venture capital Andreessen Horowitz, de Marc Andreessen e Ben Horowitz. A nova rede social atraiu a atenção de Elon Musk, Mark Zuckerberg e Oprah Winfrey.