Na carreira, assim como na vida, três coisas não podem faltar: amor, festa e devoção.

O amor é a chama do entusiasmo, o principal ingrediente para um compromisso superior. Já se disse que talento é o que se faz com paixão. Concordo, mas paixão é fugaz, intensa demais para o longo prazo. Já o amor ao trabalho, sentimento que transforma dificuldades em desafios, e estes em superação, nasce da identificação com nossos valores e crenças.

Se o seu trabalho te proporciona usar o que você tem de melhor, suas grandes forças pessoais, ele vai te levando a uma satisfação cada vez maior, própria de quem se sente realizando algo alinhado com um propósito de vida. Você conhece gente assim. Pessoas que amam tanto o que fazem que nem trabalham. Estão sempre se divertindo!

Veja, a vida profissional é dura. Não estou aqui querendo dourar a pílula. Ao contrário. Estou querendo dizer que se você não encontrar um propósito maior, seu amor não florescerá e aí o fardo será muito pesado.

O amor exige convivência, longo prazo, paciência. Portanto, cuidado com os rompantes típicos da paixão. Como pode o amor nascer e ficar se você pula fora a qualquer dificuldade ou decepção?

Serve a lição de Alexandre Jollien, filósofo que tem paralisia cerebral e que, falando de sua vocação, cita seu mestre Jacques Castermane: “Abençoe os obstáculos; sem essa deficiência e essas repetidas angústias, é provável que você tivesse sido o rei dos imbecis.” Simples assim.

Vamos falar de festa. De que adianta suas conquistas que não são compartilhadas, que não levam aos reconhecimentos. Não estou falando de celebrações, embora essas sejam bem-vindas e devem ser incentivadas. Mas há algo maior, um chamado mais alto. A festa que você promove na alma e no coração dos que trabalham contigo.

Observe o jeito como você está entrando todo dia na sua empresa. Você não vai para o seu trabalho colher alegria. Levar a alegria é que te torna uma pessoa diferenciada. Sua liderança surge no semear.

O universo admira e conspira a favor dos bem humorados e dos que vestem sempre um sorriso

O universo admira e conspira a favor dos bem humorados, dos que vestem sempre um sorriso, que é a roupa mais bonita do rosto, perfeita definição de @Akapoeta.

Existem muitas fontes de alegria. Se inspire nelas e vá para a labuta. Não é estar no trabalho, evitando os dissabores, pensando nas alegrias que você tem fora dali. Isso é fuga. Estou falando de um novo olhar, seu trabalho, se não está perfeito, está sendo um meio para te proporcionar outras realizações. Vamos lá, todo dia pode ser de festa!

E a devoção? No seu trabalho a devoção nasce da gratidão, de se reconhecer privilegiado. Tá reclamando? Gostaria de te avisar que estão de olho no seu lugar. Portanto, é melhor agradecer e se devotar mais as suas oportunidades. É a consistência que te traz progresso na carreira, não ache que simples mudanças de emprego vão te fazer crescer continuamente. Você precisa de uma história, não de episódios soltos. Sua carreira é uma longa viagem, aproveite cada trecho.

Olhe esta frase do Marcel Proust: “A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novos horizontes, mas em ter novos olhos”. Um novo olhar pode te dar um propósito e daí nascer a devoção. Garra e motivação são consequências e te tornam imbatível.

Este artigo foi inspirado nas sábias palavras de Dona Canô. Amor, Festa e Devoção, ensinamentos dela para o bem viver.

*Leonel Andrade foi CEO da Smiles, Credicard e Losango Financeira. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da BR Distribuidora e da Lojas Marisa. Também faz palestras sobre gestão de pessoas e negócios.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram. Assista aos nossos vídeos no canal do YouTube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.