Viver no Brasil é “cringe”

Inflação, risco de apagão e Talibã no poder. Olha aí três coisas que estão em alta, assim como a gasolina e o câmbio. Parece que em 2021 estamos de volta ao passado

0
683
Leia em 3 min

DE VOLTA AO PASSADO

Inflação, risco de apagão, Talibã no poder… Três coisas que estão em alta e que nos fazem viajar no tempo.

Obviamente não vemos um cenário parecido com o dos anos 90, mas a inflação se apresenta como uma tempestade perfeita se somarmos aumento do custo de materiais importados pela indústria, por causa do câmbio, a gasolina mais cara e os reservatórios baixos, o que nos obriga a ligar termelétricas e elevar a bandeira de consumo.

A sensação é que São Paulo virou um grande Graal, ou que estamos dentro do Aeroporto de Guarulhos. Tá tudo caro!

CABO DE GUERRA NA BOLSA

Além dos pontos acima, temos no horizonte macro um ciclo de alta de juros e um ambiente político sempre turbulento, o que tem afetado nossa bolsa.

A notícia boa é que boa parte das empresas reportou resultados robustos na última temporada de balanços e apresentam perspectivas muito otimistas: mas como fica essa disputa entre um macro ruim e um micro bom? Tem muita coisa boa, com valuations descontados e o momento se apresenta atrativo para o investidor fazer um bom stock picking.

Como não quero a CVM no meu pé, não vou deixar recomendações de investimento, mas sim uma reflexão: busquem empresas com um balanço saudável, que estejam em setores que se beneficiam da retomada econômica e tenham mais possibilidade de repassar os aumentos de custo provenientes da inflação.

O BRASIL ME OBRIGA A BEBER

Com a gasolina a R$ 7 e com o câmbio nas alturas, o brasileiro está com dificuldades de sair de casa, mas isso não significa que vamos parar de beber!

O Zé Delivery, aplicativo de entrega de bebidas da Ambev, realizou no primeiro semestre deste ano 29 milhões de entregas, superando seu resultado de todo ano passado.

Segundo a Ambev, o resultado coloca o Zé Delivery no mesmo patamar de resultados e crescimento de startups consideradas unicórnios. E ainda falam que o brasileiro não entende de tecnologia…

FERIADÃO

As aves migratórias do Condado da Faria Lima já começam suas rotas de voo e os destinos principais têm sido Rio de Janeiro, Angra dos Reis (RJ) ou as praias do litoral norte de SP.

Para quem for ficar na capital, recomendo que desconsiderem a previsão do tempo do iPhone e vivam um dia de cada vez. Vale aproveitar a cidade mais vazia e as flexibilizações de horário para conhecer alguns clássicos da cidade como o Antonella Maison, a Fazenda Churrascada, ou o Roi Mediterrane.

Para quem quiser algo mais agitado ficam as sugestões do show do Inimigos do HP no Varanda Estaiada, domingo 05/09, ou do DJ GBR (todo mundo sabe que você ouve funk, velhote) no Trabuca, segunda-feira dia 06/09.

Leia também