Depois de montar seu banco e estender sua linha de produtos como empréstimos e cartão de crédito, a XP dá mais um passo para ampliar o seu portfólio para pessoas físicas. A companhia acaba de se unir a Direcional Engenharia para entrar em financiamento imobiliário e home equity. A companhia de Guilherme Benchimol está investindo na startup Direto.

A XP Inc. terá 49,9% do capital da empresa e o restante ficará nas mãos da Direcional, companhia do Novo Mercado da B3, avaliada em R$ 1,8 bilhão. “Esse deal têm total sinergia com a nossa base de clientes. Para isso, vamos contar com a expertise da Direcional, uma parceira de longa data da XP”, destaca José Berenguer, CEO do Banco XP, em comunicado.

O negócio ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, mas a ideia é a XP cortar caminho nesse mercado de empréstimo imobiliário se unindo a uma empresa que conhece profundamente o setor. Desde sua fundação, há mais de quatro décadas, a Direcional entregou mais de 150 mil unidades.

Além da concessão de empréstimos para imóveis novos e usados, a Direto vai atuar adquirindo carteira de recebíveis de empresas do setor imobiliário e também disputar o concorrido setor de home equity, que tem cada vez mais players atuando. Nesse segmento, vai encontrar rivais como Creditas, que se associou ao Nubank; Cashme, da Cyrela; Credihome, da Loft; Banco Inter, que é controlado pelo fundador da MRV; a Trisul, entre outros players.

O mercado de crédito imobiliário não pode, evidentemente, ser desprezado. De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança foram emprestados R$ 171,8 bilhões de janeiro a outubro deste ano, 23,7% a mais do que no mesmo período do ano passado.