Na disputa entre Nubank e Mercado Pago pelas primeiras posições entre os maiores bancos digitais do Brasil e da América Latina, a Anitta “virou a casaca”.
A cantora, que já foi acionista e fez parte do conselho de administração do banco roxinho até 2022, foi anunciada nesta terça-feira, 22 de abril, a embaixadora do banco digital do Mercado Livre no Brasil.
Sua chegada foi marcada por uma série de “alfinetadas” ao Nubank. A primeira veio na apresentação da propaganda que será veiculada para anunciar a chegada de Anitta. Na campanha, a cantora diz que seu “relacionamento com banco digital não estava rendendo” e que, quando é assim, é melhor mudar, para depois emendar: “vai ficar roxo de vontade?”
No evento em que foi apresentada como embaixadora, a cantora e empresária afirmou que sua relação com o Nubank se encerrou há alguns anos, sem entrar em detalhes, e que não terminou a parceria pensando em começar uma com o Mercado Pago.
Ela conta que decidiu fechar o acordo com o Mercado Pago após “muita pesquisa”, buscando o melhor para seus fãs. E nisso veio uma nova provocação, com a declaração de que tem relacionamentos de longo prazo com marcas quando elas são boas para ela e seus fãs.
“Toda a personalidade do Mercado Pago, como marca, como produto, tem tudo a ver com a minha personalidade, com a minha carreira”, disse Anitta. “Sou uma pessoa que gosta de mudar e mudar para melhor.”
A relação de Anitta com o Mercado Pago não será exatamente igual à que ela tinha com o Nubank. Ela não terá participação societária no Mercado Livre, nem terá assento no conselho de administração ou qualquer outro cargo no Mercado Pago, mas destacou que terá voz ativa na empresa, voltando novamente a soltar uma “cutucada”.
“Independente de rótulos ou títulos, eu me sinto com muito mais voz para opinar e garantir que eu realmente vou falar para o meu público para vir para algo que é realmente mais vantajoso, em que vão se sentir protegidos e mais seguros”, afirmou.
O Mercado Pago não pegou apenas a Anitta do Nubank. O banco do Mercado Livre também tem uma iniciativa parecida com a Caixinhas, com novidade. O Mercado Pago anunciou o lançamento do Cofrinho “Rendimento Perfeito”, uma reformulação da ferramenta “Reservas”, em que o usuário pode separar valores para metas e objetivos financeiros diferentes.
A solução, que passa a se chamar “Cofrinhos”, terá rendimento de até 112% do CDI para quem depositar R$ 1 mil ou mais na conta todos os meses ou for assinante Meli+, o programa de fidelidade do Mercado Livre, no valor total de até R$ 10 mil.
A chegada de Anitta e o lançamento do Cofrinho faz parte de um novo posicionamento do Mercado Pago, que também passou a adotar o amarelo do Mercado Livre, visando a aproximar as marcas.
Na apresentação, os executivos abriram alguns poucos números. O banco alcança mais de 61 milhões de usuários únicos na América Latina. No Brasil, no ano passado, os ativos sob gestão cresceram 111% e o gasto de cartão de crédito aumentou 138%. O faturamento totalizou aproximadamente R$ 24 bilhões no ano de 2024 – não foi divulgada a comparação anual.
O Mercado Pago anunciou, no começo do mês, que pretende investir R$ 34 bilhões em 2025. E, hoje, os executivos do Mercado Pago disseram que uma parte relevante será destinada para avançar as pretensões do Mercado Pago.
“Já temos uma oferta completa, somos banco, temos empréstimos seguros, cartão, tudo no mesmo lugar. Mas estamos só começando a nossa jornada, ainda somos pequenininhos”, afirmou André Chaves, vice-presidente sênior e líder do Mercado Pago no Brasil.