A Automob voltou a acelerar seu projeto de consolidação de concessionárias de veículos leves e anunciou, na manhã de segunda-feira, 31 de julho, a aquisição da Nova Quality, que detém duas lojas Toyota, uma em Guarulhos e outra na zona leste de São Paulo.

A holding que concentra diferentes marcas de concessionárias de automóveis e motocicletas do Grupo Simpar fechou a transação da Nova Quality por um equity value de R$ 65,4 milhões, valor que será desembolsado na sua totalidade em dinheiro.

Com receita líquida de R$ 5,6 bilhões nos últimos doze meses encerrados no primeiro trimestre deste ano, a Automob adicionará R$ 272 milhões com as duas novas lojas Toyota. O faturamento anual da holding sobe para a casa de R$ 6 bilhões.

A compra da Nova Quality é a primeira aquisição da Automob em 2023. Ao longo do primeiro semestre, a holding se concentrou em capturar as sinergias das últimas empresas que entraram para o negócio e impulsionar o volume de vendas de usados.

“Fazia tempo que não concluíamos um negócio, mas não estávamos parados”, diz ao NeoFeed Antonio Barreto, vice-presidente executivo de planejamento e gestão da Simpar. “Estamos trabalhando para crescer e ser um dos mais relevantes com o grupo mais diversificado do Brasil.”

Nos últimos dois anos, a Automob colocou em sua garagem empresas como a UAB Motors, com lojas de veículos Honda, Toyota, Land Rover, BMW; a Autostar, para incorporar marcas de luxo como Volvo, Harley Davidson entre outras, e o Grupo Green, que detém Volkswagen, Peugeot e Citröen.

Ao todo, a Automob passa a contar com 86 lojas de 28 marcas diferentes de carros e motos, espalhadas por 17 municípios. Além de UAB Motors, Autostar, Grupo Green e agora a Nova Quality, também estão nessa lista as empresas Original e Sagamar.

De acordo com a Fenabrave, existem pouco mais de 7,3 mil concessionárias de veículos no território nacional. O mercado ainda é extremamente pulverizado, concentrado nas mãos de famílias e com baixo nível de maturidade.

Com os M&As, a Automob enxerga a possibilidade de repetir o que aconteceu no mercado americano de dealership. Um caso de sucesso é o do Lithia Group, que está listada na Nyse. Há dez anos, ele começou a consolidar o setor e multiplicou seu faturamento por dez, se aproximando de US$ 30 bilhões.

Ainda não há concessionárias listadas na bolsa no Brasil. Com o movimento de consolidação, queremos ser os primeiros a dar esse passo, desenvolvendo o segmento com estrutura e governança”, diz Barreto.

O plano do Grupo Simpar para a Automob não se restringe à ganhar escala com aquisições, mas incorporar um nível de prestação de serviço que conquiste e fidelize o cliente dentro do seu ciclo de vida com as diferentes marcas. A abertura noturna de oficinas, por exemplo, é um dos planos em estudo.

“Queremos ir além da venda e ser parte de atender o consumidor com serviços diversos”, afirma o executivo do Grupo Simpar.

No primeiro trimestre, a Simpar, que além da Automob detém outras seis empresas, como JSL e Movida, registrou um Ebitda de R$ 2 bilhões, uma expansão de 30% sobre o mesmo período de 2022.

Com dívida líquida de R$ 3,8 bilhões, a alavancagem subiu para 3,7 vezes (x) no primeiro trimestre ante 3,5x nos últimos três meses de 2022.

A ação da Simpar está em alta de 40% em 2023, mas a variação em 12 meses é de -3,5%. O valor de mercado do grupo é de R$ 7,9 bilhões.