A Amazon lançou, em novembro deste ano, um aplicativo batizado de Haul, que limitava o preço dos produtos a no máximo US$ 20, em uma clara estratégia para enfrentar a chinesa Temu, que está ganhando espaço nos Estados Unidos.
Agora, a companhia fundada por Jeff Bezos está adotando uma nova tática para fazer frente ao avanço da plataforma chinesa de descontos Temu, que pertence à Pinduoduo, de acordo com a apuração do The Information.
Conhecida por incentivar seus vendedores a ter presença em diversas plataformas, a postura da Amazon começou a mudar nas últimas semanas em relação a Temu - e exclusivamente a ela.
Segundo grandes vendedores da plataforma, representantes da Amazon passaram a oferecer incentivos, como publicidade gratuita e taxas de comissão reduzidas, se os vendedores concordassem em parar de vender na plataforma chinesa, que atrai cada vez mais interessados.
A Amazon também começou a remover o botão "Compre Agora" de produtos ao encontrar itens idênticos sendo vendidos na Temu a preços mais baixos, informou um executivo baseado na China.
A abordagem parece estar funcionando. Pelo menos um grande vendedor chinês, a Anker Innovations, uma marca popular de acessórios eletrônicos como carregadores portáteis, parece ter rompido relações com a Temu. A empresa fechou sua loja na semana passada.
A Temu anteriormente vendia produtos da Anker a preços significativamente mais baixos que na Amazon, como um alto-falante Bluetooth listado por US$ 36,99 na Amazon e US$ 25,99 na Temu.
Um porta-voz da Amazon disse ao The Information que a empresa não exige exclusividade de seus vendedores e continua apoiando a venda em diferentes plataformas.
As movimentações das plataformas americanas refletem como o crescimento da Temu complicou a relação da Amazon com mais de 1 milhão de vendedores chineses que atendem consumidores americanos em seu marketplace.
Quando entrou nos Estados Unidos em 2022, a Temu vendia produtos baratos, que eram enviados diretamente da China. Porém, a empresa começou a recrutar vendedores da Amazon com estoques no país, oferecendo entregas mais rápidas e aumentando a concorrência direta, o que a tornou uma ameaça.
Até outubro deste ano, a Temu havia recrutado cerca de 60% desses vendedores mais populares da Amazon, que foram atraídos por condições como preços fixos de vendas, sem taxas de comissão.
A iniciativa pode ameaçar a Amazon não apenas em volume de vendas, mas também em parte dos mais de US$ 200 bilhões em receitas anuais que a empresa gera com taxas de vendedores e anúncios.
Até o fim de 2024, a Temu deve gerar US$ 18 bilhões em volume bruto de mercadorias nos Estados Unidos, sendo o aplicativo mais baixado na loja de aplicativos da Apple pelo segundo ano consecutivo.
A Temu afirmou em comunicado que apoia “uma competição justa e aberta porque beneficia os consumidores, oferecendo mais opções e melhores preços”.