Dona das marcas Carolina Herrera e Paco Rabanne, além de deter uma participação minoritária na Granado, a Puig almeja alcançar uma avaliação de quase US$ 15 bilhões em seu IPO, previsto para ocorrer em maio, o que resultaria na maior abertura de capital deste ano na Europa – ao menos até agora.

A house of brands espanhola do setor de beleza anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril, que definiu o intervalo de preço da oferta entre € 22 e € 24,50 por ação, resultando numa avaliação que vai de € 12,7 bilhões a € 13,9 bilhões (de US$ 13,5 bilhões a US$ 14,8 bilhões).

A operação totalizará cerca de € 3 bilhões, com uma oferta primária de € 1,25 bilhão e uma secundária de € 1,36 bilhão, em que os controladores da empresa, a família Puig, venderão uma fatia de sua participação. Segundo o jornal Financial Times, o objetivo é passar entre 21% e 24% das ações a investidores externos.

Além da oferta de ações, a Puig ofereceu ao Goldman Sachs uma opção de compra adicional de mais € 390 milhões em ações. O processo de bookbuilding está previsto para começar na sexta-feira, 19 de abril, e se estender até o dia 30, quando o valor por ação será anunciado. As negociações das ações estão previstas para começar em 3 de maio, na Bolsa de Madri e em outros mercados espanhóis.

A operação é liderada pelo Goldman Sachs e o J.P. Morgan, com participação de Santander, Bank of America, BNP Paribas, CaixaBank, Banco Bilbao e Banco de Sabadell.

Segundo o comunicado com o anúncio do IPO, divulgado em 8 de abril, a Puig pretende utilizar os recursos levantados na oferta primária para novas aquisições, gastos em geral e para refinanciar as aquisições de participações adicionais nas marcas Byredo e Charlotte Tilbury.

A Puig adquiriu uma participação majoritária na marca de luxo sueca Byredo em 2022 e na marca de maquiagem e skincare britânica Charlotte Tilbury, em 2020. Nos últimos 12 anos, a empresa comprou um total de 11 empresas.

Com 110 anos de história, a Puig é comandada por Marc Puig, neto do fundador da companhia. À frente do grupo desde 2004, ele afirmou que sua geração será a última a comandar a operação, embora não tenha intenção de deixar o cargo neste momento, de acordo com o FT.

Sediada em Barcelona, a Puig tem um total de 17 marcas e opera em 32 países. A empresa fechou 2023 com um lucro líquido de € 465 milhões, alta de 16%, com o Ebitda avançando 33%, para € 849 milhões. A receita aumentou 19%, a € 4,3 bilhões, com as marcas Paco Rabanne, Charlotte Tilbury e Carolina Herrera respondendo pela maior parte do montante.

O IPO da Puig é o mais recente sinal de retomada das ofertas públicas na Europa, após um longo período sem operações. No mês passado, a marca de skincare suíça Galderma estreou na Bolsa de Zurique levantando US$ 2,5 bilhões.

Ainda que tenha marcas reconhecidas, a Puig ainda é pequena em comparação com outras marcas de beleza. A L’Oréal fechou 2023 com uma receita de € 41,2 bilhões e registra um valor de mercado de € 226,6 bilhões. A LVMH, que conta com outros produtos para além de cosméticos e perfumes, teve uma receita de € 86,2 bilhões e apresenta um valuation de € 400 bilhões.