Nos mais de 20 anos de existência, a Invillia se acostumou a orientar e ajudar as empresas na construção de produtos digitais. Agora, com a chegada da Inteligência Artificial (IA), a empresa está se preparando para uma nova etapa de sua atuação como “empreiteira” de produtos digitais.
A Invillia fechou uma parceria estratégica com a Microsoft e a GitHub para criar soluções de IA personalizadas para os seus clientes e também para ajudar sua própria equipe de engenheiros de software.
Em meio à demanda do mercado por soluções envolvendo IA, a Invillia espera que essa nova onda tecnológica impulsione os seus resultados, que prevê expansão de pelo menos 25% da receita por ano nos próximos três anos. E a companhia já projeta uma expansão do faturamento no mesmo ritmo em 2024, para cerca de R$ 325 milhões, apoiado em projetos em novos mercados e a expansão internacional.
“Nós vivemos uma série de ondas no mundo da tecnologia ao longo dos últimos anos e o que enxergamos é que está vindo uma nova onda, muito maior, e que já é real,”, diz Renato Bolzan, CEO da Invillia, ao NeoFeed.
A parceria prevê que a Invillia embarcará a tecnologia de IA da Microsoft nos produtos que desenvolve aos clientes. Fundada em 2003, a empresa ajuda as empresas a construir produtos digitais, contando atualmente com 120 clientes, prestando serviços para grandes nomes, como PagBank, iFood e Banco Sofisa. A empresa realiza serviços que vão desde a elaboração dos produtos, a construção e, em alguns casos, operam o produto.
A parceria prevê também ajudar a própria Invillia na construção de produtos digitais aos clientes. O plano é trazer o GitHub para dentro dos times de engenharia de software para melhorar a capacidade de entrega da companhia, deixando a produção mais eficiente.
Nesse processo, a Invillia trouxe Fran Muratorio para dividir com Bolzan o cargo de CEO. Com mais de 20 anos de experiência na indústria de tecnologia da informação (TI), ela conhece bem a Microsoft e seus produtos, considerando que trabalhou na companhia por cinco anos, no qual foi responsável pelo negócio de cloud através de parceiros estratégicos para América Latina.
“A Microsoft tem a tecnologia, mas eles precisam de parceiros que usem essa tecnologia, que façam o melhor uso dela, para levar ao mercado”, diz Fran Muratorio.
Ao mesmo tempo em que vai encaixando a IA no dia a dia, a Invillia vai trabalhando para expandir internacionalmente, um processo que começou em 2019 e que levou Bolzan a se mudar para a Europa.
A companhia já opera em sete países, como Reino Unido, Holanda, México e Estados Unidos e possui mais de 1 mil colaboradores ao redor do mundo. Segundo Bolzan, a ideia é crescer de forma orgânica, mas a Invillia também pretende apostar em aquisições para acelerar sua chegada a novos mercados – ele não abriu a composição da receita por geografia.
"Hoje temos uma grande parte do nosso negócio no Brasil, mas Estados Unidos já é super relevante. Europa é menos, mas ela vai ganhar uma força nos próximos tempos”, afirma. “Na Europa, estamos olhando regiões que tenham fortes mercados de serviços financeiros e que tenham algo de varejo, que a gente consiga trazer as nossas experiências no Brasil.”
Bolzan destaca que a estratégia de crescimento da Invillia conectada ao plano do AI Revolution Group (AI/R), grupo criado no início de 2024 pelas seis empresas parte do antigo Compass UOL Group para constituir um player relevante global de IA.