A Arqia, empresa focada em internet das coisas do grupo brasileiro Datora, cuja sede é em Nova Lima (MG), acaba de ser vendida para a empresa britânica Wireless Logic por um valor não revelado. Mas, segundo fontes com as quais o NeoFeed conversou, é a maior transação de IoT da América Latina e deve ser anunciada hoje.

Liderado por Tomás Fuchs, o grupo Datora tem operações na Europa, EUA, Israel e alguns vizinhos como Colômbia e Argentina e até tentou abrir capital, em 2021. O negócio não foi adiante por conta do fechamento da janela de IPO, o que fez a companhia desistir da listagem. O objetivo era investir na consolidação da companhia e expansão na América Latina – sobretudo agora que a rede 5G diminui a latência entre os equipamentos.

A Arqia, que foi fundada em 2011 como uma unidade de serviços móveis do grupo Datora, trabalha preparando toda a infraestrutura para essa conexão Machine-to-Machine (M2M), tem um marketplace de IoT e oferece soluções através do modelo MVNO (operadora móvel virtual).

Atualmente, a Arqia usa a rede da TIM para conectar os devices em um total de 3 milhões de aparelhos. Entre os clientes da companhia, está a BMW, que usa a tecnologia para a conectividade dos carros no Brasil; empresas de adquirência como a SumUp; de segurança como a Verisure, e muitas outras companhias – inclusive no agronegócio na conectividade de fazendas.

A Wireless Logic é uma das maiores companhias de IoT do mundo. Sua rede está conectada a 14 milhões de aparelhos em 165 países, conta com 25 mil clientes que vão de empresas a governos e presença local em 20 países. Uma de suas primeiras investidoras foi a CVC Capital Partners. Em 2023, foi adquirida pelo private equity britânico Montagu, que tem 14 bilhões de libras esterlinas sob gestão.

Segundo fontes a par do deal, as negociações duraram mais de um ano. O grupo Datora foi assessorado pelo UBS BB e a Wireless Logic, que já comprou mais de 15 empresas ao redor do mundo, atuou sozinha. O negócio mostra que o investidor estrangeiro ainda está olhando para Brasil e tem apetite por teses de alto crescimento.

A IoT, usada principalmente em rastreamento veicular, terminais de pagamentos, medidores inteligentes, segurança residencial, telemetria corporativa e industrial, é vista como uma nova fronteira no mercado de telecomunicações.

As grandes operadoras como Vivo, TIM e Claro estão apostando alto nisso. A Algar também está atuando no setor e estima-se que, à medida que a tecnologia 5G ganhe escala, o mercado dobre a cada ano. A Arqia é a maior companhia independente e foi isso o que chamou a atenção da empresa britânica.