O empresário Marcelo Claure é mais conhecido por suas jogadas no mundo empresarial. Ele atualmente é o número 2 da varejista chinesa Shein no mundo, sócio da gestora de private equity eB Capital, conta com a gestora de venture capital Bicycle e, através de seu family office, o Claure Group, investe em diversas empresas.
Mas o homem que trouxe o Softbank para a América Latina e onde foi uma das pessoas de confiança de Masayoshi Son também gosta de investir no futebol. Ele é dono do time boliviano Bolívar e tem uma participação no Girona, que disputa a primeira divisão espanhola.
Agora, Claure acaba de investir no time de futebol New York City FC, que disputa a Major League Soccer. O empresário comprou uma fatia de 10%, em negócio estimado em US$ 150 milhões.
O investimento marca o retorno de Claure à liga americana de futebol, pois já foi um dos investidores do Inter Miami, time no qual ele deixou em 2021 e tem o craque argentinho Lionel Messi em seu elenco.
“Estou muito empolgado por me juntar ao New York City FC em um momento tão emocionante para o futebol nos EUA”, disse Claure, em um comunicado na terça-feira, 17 de setembro. “Com a Copa do Mundo de Clubes em 2025 e a Copa do Mundo de 2026 no horizonte, acredito que a MLS tem um potencial incomparável.”
O City Football Group detém 80% do New York City FC, enquanto o Yankee Global Enterprises, dono do New York Yankees, é dono dos outros 10%. O negócio envolve também o futuro estádio do time de futebol, cuja inauguração é prevista para 2027, com um custo estimado de US$ 780 milhões.
O futebol é uma das paixões de Claure e marcou sua estreia no mundo empresarial, quando foi contratado como head das operações da seleção boliviana, o seu país de origem, na década de 1990.
Na época, ele conseguiu, junto aos seus colegas, a façanha de levar o time para a Copa do Mundo de 1994, nos EUA, depois 44 anos sem participar do torneio - a última vez havia sido em 1950, no Brasil.
"Essa experiência me ensinou que uma equipe engajada pode tudo", disse Claure, em 2019, no palco do Brazil at Silicon Valley, evento organizado por estudantes e empreendedores brasileiros no Vale do Silício.