A Zenvia, empresa brasileira de tecnologia especializada na experiência do consumidor, divulgou seu balanço financeiro do segundo trimestre. Listada na Nasdaq, a companhia registrou um crescimento de 126% no Ebitda no período, atingindo R$ 33,7 milhões.
No semestre, o indicador totalizou R$ 56,8 milhões, alta de 150% na comparação anual, o que indica que a empresa está no caminho de atingir os R$ 120 milhões indicados em seu guidance de 2024.
“Não existe mais dinheiro infinito para as empresas de tecnologia, então nós precisamos gerar caixa. Para isso, é necessário ter uma operação muito alinhada com a sobrevivência no longo prazo, que é o nosso foco no momento”, afirma Shay Chor, CFO da Zenvia, ao NeoFeed.
“Esse resultado é reflexo do nosso esforço na redução de despesas dentro da companhia”, complementa.
Além de ter dinheiro em caixa, a companhia também está se esforçando para aumentar a receita, que cresceu 20% no trimestre na comparação ano a ano, chegando aos R$ 231,2 milhões. No semestre, o indicador atingiu R$ 443,8 milhões.
Na visão do CFO, esse aumento é fruto do lançamento do novo formato de venda dos produtos, o Zenvia Customer Cloud, que une a experiência do cliente em apenas um local. Apesar de não ter sido divulgado, o software já está sendo contratado por consumidores que, em sua maioria, são novos na plataforma.
Além disso, a empresa afirmou que implementou uma solução de chatbot à base de inteligência artificial generativa, que conta com mais de 100 chats ativos, o que também ajuda nesses números.
Apesar disso, o prejuízo líquido da companhia continua sendo uma questão. No segundo trimestre, o prejuízo foi de R$ 15,9 milhões, aumento de 5% em comparação ao mesmo período de 2023. Nos primeiros seis meses do ano, esse valor atingiu R$ 72,2 milhões, crescimento do 126%.
“Nós temos despesas com juros, que são referentes ao endividamento, e isso acaba nos levando a ter prejuízo”, afirma Chor. “Porém, é importante lembrar que nós fizemos um reperfilamento da dívida em fevereiro e tivemos um aporte de R$ 50 milhões no mesmo período, o que nos deixa menos preocupados com a situação.”
No primeiro semestre, os passivos da companhia cresceram para R$ 622 milhões. Para o CFO, a única forma de reverter essa situação é gerando caixa - que é o que a companhia tem feito. Em sua visão, o segundo semestre promete ser ainda mais forte, como costuma ser para a companhia.
“Com as campanhas de Black Friday e Natal, que ocorrem no quarto trimestre, a gente espera ver esse números subirem ainda mais, para fechar o ano com os valores que prometemos para os investidores no início de 2024”, afirma o executivo.
Listada na Nasdaq, a ação da Zenvia acumula alta de 33% no ano. O valor de mercado da companhia é de US$ 85,4 milhões.