A Volkswagen vem passando por série de problemas e não existam sinais de melhora no curto prazo. Mas uma pequena vitória para a montadora no seu mercado de origem pode ser uma luz no fim do túnel.
O grupo alemão foi a marca que mais vendeu veículos elétricos (EVs) na Alemanha no ano passado. A Volkswagen chegou a 6.521 carros a mais do que o volume de 2023, de acordo com dados divulgados pela Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA). A montadora Seat, que também pertence ao grupo, registrou o segundo maior aumento, com 2.520 carros a mais nas ruas.
Nessa lista, a Tesla, de Elon Musk, foi a maior perdedora do ano. Em um período em que as vendas totais de EVs cresceram 54%, a montadora americana vendeu 1.875 veículos a menos do que a média.
Desta forma, sua participação no maior mercado de elétricos da União Europeia (UE) caiu de 14% para 4% em relação ao ano anterior, sendo ultrapassada por marcas como Skoda, Mercedes-Benz e Audi.
Isso não significa que os veículos da Tesla estão perdendo qualidade. A verdade é que as atividades políticas de Musk estão prejudicando a visão da companhia fora do mercado americano, incluindo gigantes como a China. Por lá, as vendas da montadora recuaram 11% apenas em janeiro deste ano.
As vendas da Tesla também perderam força no Reino Unido no mesmo mês e despencaram 63% na França. Isso significa que a compra de veículos da marca diminuiu nos três maiores mercados europeus de EVs.
Na Alemanha, a intervenção de Musk nas eleições americanas também pode ter impactado os resultados. Uma pesquisa realizada no último mês indicou que o ele não é bem visto pelo público e que suas declarações em apoio ao partido de extrema-direita foram mal recebidas, de acordo com a Bloomberg.
Mas, embora a Volkswagen tenha liderado as vendas de EVs ao longo do último ano, a marca não tem novos modelos elétricos programados para chegar ao mercado em 2025, o que vai na contramão de diversos concorrentes nacionais e internacionais.
Apesar da falta de modelos, a montadora tem buscado maneiras de aumentar seus mercados por meio de parcerias com carregadores, como é o caso do acordo fechado com a Xpeng no início deste ano, o que pode impactar em suas vendas fora do mercado alemão.
Na visão da Associação Alemã de Importadores de Automóveis, as vendas de veículos elétricos devem crescer este ano, mas o nível desse avanço dependerá dos incentivos que o novo governo dará após as eleições, algo que ainda está longe de ser definido.