As notícias sobre uma possível abertura de capital da Compass, empresa de gás e energia do grupo Cosan, circulam com frequência. Estima-se que a companhia poderia levantar até R$ 3 bilhões em um IPO. Mas esse movimento pode ganhar outro rumo.

Quem afirma isso é Rubens Ometto, controlador e presidente do conselho de administração da Cosan, em entrevista ao programa É Negócio, uma parceria da CNN Brasil e NeoFeed, que acaba de estrear.

“Eu acho que a Compass é uma empresa que vale muito, é uma cash cow, uma companhia que gera recurso, que investe muito também”, diz Ometto.

Ele prossegue na explicação. “Faz parte do nosso programa analisar isso, mas eu tenho minhas dúvidas sobre o que é mais rentável para a gente. Se é uma abertura de capital ou se é fazer uma venda com um parceiro que tenha interesse em investir no nosso negócio”, afirma.

No programa, que está no ar e pode ser acompanhado no YouTube da CNN, ele também comenta outras questões. Uma das mais curiosas é como criou um dos principais grupos empresariais do País, com mais de 70 mil funcionários e negócios espalhados por açúcar e etanol, logística, propriedades rurais, energia e gás, e mineração. Um negócio foi surgindo atrás do outro à medida que as oportunidades surgiam. Ometto também deixa claro o que o motiva a criar novas empresas.

“Eu tenho muito prazer e gosto mesmo”, afirma. “À vezes, o pessoal vê o empresário e fala: ‘esse cara é louco por dinheiro, não é isso’. O dinheiro é importante para dar sustentabilidade ao projeto. O dinheiro é importante para que você remunere os seus acionistas, para que você tenha retorno do investimento. Mas o que mais satisfaz é você ver um projeto decolar e ficar sustentável.”

O que o preocupa atualmente? A insegurança jurídica é uma questão e o arcabouço fiscal proposto pelo governo é outra. “Se você analisar o arcabouço fiscal, logo que ele saiu, falei que isso ia dar problema”, diz ele. E explica o motivo.

“A capacidade de investir do governo está amarrada a um percentual do que ele conseguir arrecadar mais. Então, você pega o governo cada vez mais se preocupando, em vez de reduzir as despesas, em arrecadar mais. Isso vem com uma voracidade e acabando com a sua segurança jurídica. É muito difícil.”

Ometto também falou do Brasil como potência energética e ecológica; a posição que montou na Vale; o principal erro que cometeu na carreira; a importância de ter um mentor como José Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim; e sobre novos negócios.