Em 2026, o Brasil enfrentará uma confluência de fatores decisivos: eleições presidenciais, provável mudança na política monetária e a necessidade de reposicionar-se em um comércio global em reconfiguração, após as medidas tarifárias de Donald Trump.
É nesse contexto que o NeoFeed realiza, em 28 de outubro, no Teatro B32, em São Paulo, a segunda edição do NeoConference, que se consolida como um dos mais relevantes fóruns para o debate sobre os rumos econômicos e políticos do país.
Com patrocínio de Gerdau, Vivo e JBS, o encontro reunirá empresários, investidores e lideranças políticas, num total de 200 convidados. O público reflete o espírito do evento: diverso, influente e atento ao futuro do Brasil.
“A proposta é discutir os grandes temas do Brasil a partir de diferentes olhares”, diz Carlos Sambrana, sócio-fundador do NeoFeed. “O NeoConference é um espaço para promover discussões que ajudam a entender o que está em jogo e para onde o país pode caminhar”, acrescenta Ralphe Manzoni Jr., também sócio-fundador do NeoFeed.
Nesta edição, os debates serão distribuídos em quatro painéis que, juntos, compõem uma leitura ampla – e realista – do país às vésperas de 2026.
O primeiro deles, “O Olhar nos Investimentos”, abre a programação com a presença de Gilson Finkelsztain, CEO da B3, e Marcio Verri, sócio-fundador e CEO da Kinea Investimentos.
O painel abordará como o Brasil é visto pelos investidores nacionais e estrangeiros e quais são as perspectivas para o próximo ciclo.
Com os juros ainda em patamar alto e expectativas crescentes de mudança na política monetária, o debate busca medir o apetite do capital em relação ao Brasil.
Logo em seguida, o foco se desloca para a geopolítica, com o painel “O Brasil no Comércio Mundial”, que traz Rafael Cortez, sócio e cientista político da Tendências Consultoria, e Silvio Cascione, chefe da Eurasia Group no Brasil.
A pauta é o impacto das medidas protecionistas americanas e a necessidade de o Brasil definir uma estratégia mais clara de inserção global.
“O Brasil vai ter que buscar o lugar dele no comércio mundial”, diz Manzoni Jr. “Independentemente de sair ou não de um acordo com os Estados Unidos, esse já é um ponto de reflexão para o Brasil pensar o papel dele no mundo”, completa Sambrana.
Na terceira mesa, “O Desafio da Competitividade”, a discussão se volta para dentro. O debate reunirá Christian Gebara, CEO da Vivo, e Jorge Gerdau Johannpeter, controlador da Gerdau e fundador do Movimento Brasil Competitivo.
O painel pretende discutir o ambiente de negócios, os gargalos que travam o crescimento e as oportunidades de ganho de produtividade.
Trata-se, em suma, de um diálogo entre quem produz, investe e compete no cotidiano – e sente na prática o peso do custo Brasil.
Encerrando o encontro, “2026: O Brasil na Visão Política”, traz à cena Gilberto Kassab, secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais de São Paulo e presidente nacional do PSD, e Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, uma das consultorias que mais acertaram previsões nas últimas eleições.
A conversa deve examinar as dinâmicas políticas que moldarão o próximo ciclo eleitoral e seu impacto direto sobre a economia e o ambiente de negócios.
Em um país historicamente sensível às mudanças de governo, a discussão deve ir além das alianças partidárias e sondar como a definição de políticas públicas, reformas e prioridades fiscais podem redesenhar o horizonte para investidores e empresas em 2026.
Com mediação da equipe NeoFeed, o NeoConference 2025 repete o formato que marcou a estreia do evento no ano passado: conversas de alto nível voltadas a um público qualificado.
Além da profundidade dos temas, o encontro é reconhecido pelo ambiente propício ao networking e pela capacidade de gerar conexões entre empresários, gestores e formuladores de políticas públicas.
O NeoConference integra a crescente plataforma de eventos do NeoFeed, que vem se consolidando como um espaço de diálogo entre economia, inovação e política.
Em 2025, já ocorreram o NeoSummit Inteligência Artificial e o NeoSummit COP30. O ciclo se encerra em 7 de novembro, com o NeoSummit Futuro do Varejo.