Ainda que o frenesi seja alto, o mercado de carros elétricos dá sinais de que enfrenta um curto-circuito. Na Europa as vendas de veículos movidos por eletricidade caíram em dezembro e atingiram o pior resultado desde o começo de 2020.

Os resultados ruins foram puxados pela Alemanha, um dos principais mercados automotivos do velho continente. Segundo a Associação Europeia de Fabricantes Automobilísticos (ACEA, na sigla em inglês), as vendas de carros elétricos e híbridos no país caíram 48% e 74% respectivamente.

Entre os principais mercados da Europa, apenas na França os veículos elétricos tiveram um desempenho superior em dezembro de 2023 do que o registrado 12 meses antes. Lá, as vendas aumentaram quase 50%. Já no continente como um todo houve queda de 17%.

A queda nas vendas já era esperada por analistas do mercado. Em dezembro, o governo da Alemanha cancelou de forma abrupta os subsídios para a compra de veículos elétricos no país. A medida, que a visa enfrentar uma crise orçamentária, afeta diretamente as montadoras.

Esse cenário mais pessimista atrapalha startups que já enfrentavam problemas com seus carros elétricos nos últimos anos. Inclusive nos Estados Unidos. Pelo menos 18 empresas do setor que abriram capital recentemente nos Estados Unidos, correm o risco de ficar sem dinheiro até o fim de 2024.

A situação é ainda pior para alguns players que já até entraram com pedidos de proteção à falência de seus negócios. É o caso de companhias como Lordstown, Proterra e Electric Last Mile Solutions.

Para as grandes montadoras, a situação é menos caótica, mas ainda sim é preocupante. A Volkswagen, por exemplo, vendeu 121 mil carros elétricos no quarto trimestre, apenas 2,5% a mais do que no mesmo período do ano passado. Ford e GM também enfrentam problemas e postergaram planos de expansão de suas fábricas.

Principal empresa do setor, a Tesla adotou um plano de redução de preços para ganhar terreno nos Estados Unidos.

A montadora de Elon Musk voltou a crescer em sua "garagem" e ultrapassou a Volkswagen em participação de mercado, contabilizando carros elétricos e por combustão.

A Tesla agora tem 4,2% do mercado, contra 4,1% da empresa alemã. A líder do setor é a GM com 16,5% das vendas nos Estados Unidos.