A Wayra Brasil, hub de inovação aberta da Vivo e da Telefónica, escolheu Gabriela Toribio para ser a managing director das operações no País. Ela assume no lugar de Livia Brando, que deixou o posto em março para ocupar o cargo de diretora de venture capital da VOX Capital.
Antes de se juntar à Wayra, Toribio ficou por três anos como head de venture capital da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), tocando investimentos em empresas que atuam com inovações nas áreas de mineração, siderurgia e logística.
Ela também é coordenadora do Comitê de Corporate Venture Capital (CVC) da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap), e professora da Fiap, onde dá aulas de empreendedorismo.
Toribio assume para dar sequência ao trabalho desenvolvido pela Wayra no Brasil desde 2012. Ela investe preferencialmente em startups em rodadas seed e late seed, cujo negócio tenha relação com a estratégia da Vivo. As áreas prioritárias são educação, saúde, finanças, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e big data.
A Wayra foi criada em 2011, com hubs em São Paulo, Buenos Aires, Bogotá, Londres, Munique, Madrid e Barcelona, tendo investido mais de Є 60 milhões em 500 startups pelo mundo.
No Brasil, ela já investiu em 83 startups, como a empresa de recursos humanos Gupy e a Trocafone, empresa que atua na compra e venda de celulares seminovos e recondicionados.
Somente em 2021, foram gerados aproximadamente R$ 70 milhões em negócios entre a Vivo e as startups do portfólio, cujos negócio têm relação com a estratégia da Vivo. Não há informações sobre quanto a Wayra aportou em startups no País no acumulado do ano.
Toribio também estará à frente do fundo de venture capital Vivo Ventures, fundo de corporate venture capital administrado pela Wayra Brasil, que complementa os outros veículos de investimento do Grupo Telefónica no País – além da Wayra, a empresa tem a Telefónica Ventures e a Leadwind.
Lançada em abril deste ano, a Vivo Ventures tem um capital comprometido de R$ 320 milhões para investir em startups B2C nos segmentos de saúde, finanças, educação, entretenimento, casa inteligente e marketplace.
Recentemente, em agosto, a Vivo Ventures participou de seu primeiro investimento, a rodada série A de US$ 15 milhões da Klavi, que desenvolve soluções para facilitar o fluxo e a análise financeira de pessoas físicas para fintechs e instituições financeiras.