A SmartFit tem uma “wishlist” preparada para o fim deste ano e para todo o próximo ano. Nessa lista de desejos do maior grupo de academias de ginástica do País está o mapeamento de todos os pontos onde uma de suas marcas podem ser instaladas. Além da SmartFit, faz parte da rede a BioRitmo e os estúdios Race Bootcamp, Tonus Gym, Vidya Body & Mind e Jab House.
“Temos a nossa ‘wishlist’ de todos os lugares que queremos estar. Os pontos vão estar disponíveis em certo momento. E pode ser aqui no Brasil ou no México, por exemplo”, afirma Diogo Corona, chief operating officer (COO) da SmartFit, em entrevista ao Números Falam, do NeoFeed.
- Siga o canal do NeoFeed no WhatsApp
Mas e se esses pontos demoram para ficar vagos? A estratégia do grupo é esperar. Nesse negócio, timing de abertura e a localização certa são fundamentais. Corona explica que o payback de uma academia não acontece antes de cinco anos. Por esse motivo, errar na escolha pode ter um custo enorme para a operação.
Após a abertura, uma nova unidade da SmartFit atinge 90% da maturidade em cerca de 12 meses. Esse ramp up acelerado perde velocidade nos meses seguintes. E com três anos o ciclo fica completo.
“Em três meses sabemos se acertamos ou erramos. Claro, tem uma taxa de erro, mas é importante o feedback ser rápido. Não dá para esperar três anos”, diz o COO.
Com 1.274 academias (sendo 994 próprias) em 15 países, a SmartFit é constantemente questionada sobre a necessidade de continuar abrindo novas unidades.
“Não tem motivo para não continuarmos expandindo. É o que fazemos muito bem na nossa empresa. E quanto mais geografias temos, mais fácil é abrir um grande número de lojas”, afirma Corona.
Desde o ano passado, a SmartFit vem crescendo, também, a TotalPass, sua marca voltada para o B2B. Há um ano, esse negócio vem ganhando força após sua principal concorrente, a Gympass, ter fechado um acordo com o Cade sobre o limite de contratos de exclusividade com as academias. Com isso, mais de 3.000 empresas como Volkswagen, Ford, Banco Original, Itaú e Amil, são associadas dessa rede de benefícios.
“O grupo hoje é um ecossistema. Temos a TotalPass, que é um agregador, e junta todos eles. Esse agregador para o setor corporativo tem no Brasil 12 mil academias e mais de 90% são academias externas”, diz Corona.
Cotada a R$ 20,08 no pregão de quinta-feira, 26 de outubro, a ação da SmartFit sobe 32% em 12 meses. Em 2023, a alta é de 49,8%. O valor de mercado da companhia é de R$ 11,7 bilhões.