O grupo Exame, controlado pelo BTG Pactual, está investindo tempo e dinheiro na ampliação de seu braço educacional, o Exame Educação. Para isso, a empresa anunciou, nesta segunda-feira, 9 de dezembro, a aquisição da escola de negócios Saint Paul, que tem 22 anos de experiência na formação de executivos e C-Levels.

Com a compra, a Exame, que já havia trazido para o seu portfólio a Witseed, focada em ensino B2B, e a IPD Digital, porta de entrada da companhia para o ensino superior, espera fortalecer o portfólio de cursos oferecidos.

“Começamos a conversar com a Saint Paul sobre essa combinação de negócios há quase dois anos e percebemos que essa união tinha tudo para ser perfeita”, afirma Renato Mimica, chairman da Exame, ao NeoFeed. “O potencial de vendas e de atingir o público do mercado financeiro da Exame junto com a qualidade de ensino e experiência da Saint Paul criarão um produto imbatível”.

Com a aquisição, que não teve seu valor revelado, a empresa espera atingir R$ 500 milhões de faturamento nos próximos três anos. Para alcançar esse objetivo, José Cláudio Securato, fundador e principal acionista da Saint Paul, passará a ocupar a cadeira de CEO da Educação Exame, que engloba as marcas Faculdade EXAME, EXAME Corporate Education, Saint Paul e LIT.

“Queremos fazer parte da vida das pessoas ao longo de suas carreiras, colocando na prática a premissa de lifelong learning”, diz Securato. “Juntos, nós conseguimos atender o interesse de um estagiário, que quer trabalhar com negócios, e, ao mesmo tempo, atingir o CEO de uma grande organização, que também está nessa jornada eterna de aprendizado.”

A partir da combinação, os 20 mil alunos ativos na plataforma da Exame, que conta com 12 cursos de extensão e quatro MBAs, se conectam aos mais de 400 cursos oferecidos pela Saint Paul e sua equipe de 500 professores, mestres e doutores. Desde 2002, a escola de negócios já formou mais de 500 mil alunos.

Atualmente, são 15 mil alunos ativos na escola de negócios, que é referência as cursos para C-level e conselho, no programa de IA, além do MBA Executivo em Liderança e MBA Executivo em Finanças. Apenas a plataforma online da Saint Paul conta com 300 cursos.

No segmento B2B, a escola de negócios atende clientes como Raízen, Ipiranga, Totvs, Bradesco, Weg, Edenred, Fleury, Odontoprev, GPA e B3.

O CEO da Exame Educação espera que o ecossistema atinja 5 milhões de alunos com seu novo leque de cursos e oportunidades. Para isso, a aposta está em um formato de ensino personalizado, em que os executivos escolhem quando, onde e como querem estudar sobre os assuntos lecionados, que englobam finanças, liderança, ESG e inteligência artificial.

No novo momento, a Exame Educação passa a batalhar por espaço dentro de um mercado ocupado por gigantes como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Insper e Ibmec, além de players como a Fundação Dom Cabral.

“A nossa premissa é oferecer um programa amplo para esse aluno, que pode querer aprender por meio de aulas gravadas, ao vivo, presenciais ou mesmo combinar todas as opções”, diz Securato. “Com esses múltiplos formatos, nós também conseguimos entregar possibilidades financeiras mais acessíveis para esses executivos, que decidem como querem pagar por esse ensino”.

“Essa nova fase na Exame é marcada pela premissa de informar e formar os novos líderes do futuro e é nisso que estamos investindo”, diz Pedro Valente, CEO da Exame.