O grupo J&F, da família Batista, deve anunciar amanhã uma reorganização que muda o comando de duas de suas maiores empresas financeiras.

No Banco Original, até então liderado por Alexandre Abreu, o novo CEO será José Antônio Batista, que acumulará o cargo de presidente da J&F Participações, holding que controla, além do Original, o PicPay, a Crednovo e a Lionx.

No PicPay, por sua vez, Eduardo Chedid, vice-presidente de serviços financeiros, assumirá o comando da companhia. O NeoFeed apurou que, por enquanto, ele continua com o cargo de vice-presidente, mas atuando como um CEO – algo que deve ser oficializado nos próximos meses.

A mudança vem depois de quatro anos em que Alexandre Abreu conduziu um grande turnaround no Banco Original. Ele chegou no segundo semestre de 2018, com o prestígio de ter sido presidente do Banco do Brasil, para resgatar a credibilidade do Original – cuja sobrevivência era colocada em dúvida no mercado.

Abreu não só acalmou os ânimos do mercado como mudou completamente a estratégia do banco para aumentar a sua base de clientes e trazer lucratividade à instituição financeira. Em junho de 2019, o banco contava com 1,3 milhão de clientes. Hoje são mais de 7 milhões.

José Antônio Batista será o novo CEO da Banco Original

O executivo também liderou a transformação do banco criando uma empresa de tecnologia para prover infraestrutura interna e, de quebra, vender ao mercado no chamado Bank as a Service. Aliado a isso, fez o número de cartões de créditos emitidos saltar para mais de 10 milhões. No ano passado, o banco deu o primeiro lucro de sua história alcançando R$ 88 milhões.

O NeoFeed apurou que a mudança aconteceu por uma questão de que tanto Abreu como os conselheiros entenderam que o ciclo estava completo e agora era hora de iniciar uma nova etapa no banco. "Abreu arrumou a casa e agora é hora de escalar mais o banco", diz um profissional a par das mudanças.

José Antônio Batista chega com o sangue novo de quem ainda não completou 40 anos de idade, mas com uma grande bagagem por ter liderado o Grupo J&F e também o processo de expansão do PicPay em uma companhia de tecnologia com várias verticais de negócios. Quando ele assumiu, a companhia contava com 12 milhões de clientes ativos e agora conta com 30 milhões de usuários ativos.

Conta também o fato de que ele é membro da família Batista, sobrinho de Joesley e Wesley, e o grupo tem preparado a nova geração para, cada vez mais, tomar as rédeas dos negócios. Na semana passada, por exemplo, Wesley Batista Filho foi anunciado como chefe global de operações da JBS, a um degrau do comando da companhia.

Eduardo Chedid, vice-presidente de serviços financeiros do PicPay, vai comandar a companhia e, em breve, deverá se tornar CEO

Eduardo Chedid, por sua vez, vem conduzindo a área de serviços financeiros do PicPay desde o início de 2021, quando deixou o comando da bandeira de cartões Elo, do grupo Elopar. Seu nome sempre foi especulado como o do futuro comandante do PicPay. Com a ida de Batista para o Original, o caminho fica livre para que ele se torne CEO.