O Silicon Valley Bank quebrou após uma corrida de startups ao redor do mundo para sacar os recursos depositados na instituição, que era considerada o banco das empresas de tecnologia.

Na tarde desta sexta-feira, 10 de março, o Federal Deposit Insurance Corp (FDIC) informou ao mercado que assumiu o controle da empresa. Todos os depósitos do banco foram transferidos para outra instituição financeira, de acordo com o órgão regulador.

O controle do banco passou a ser feito pela Deposit Insurance National Bank of Santa Clara, uma entidade criada pela Federal Deposit Insuranc Corp. As ações do banco já haviam sido suspensas na Nasdaq horas antes.

De acordo com FDIC, todos os depositantes segurados terão acesso aos fundos na manhã de segunda-feira,  13 de março. Já quem fez depósitos com fundos que excediam os limites de seguro vão receber certificados de liquidação para os saldos não segurados.

O movimento acontece após as ações do banco de startups despencarem no pregão de ontem e de hoje. O gatilho foi o anúncio da venda de ações de US$ 2,25 bilhões depois de o SVB sofrer uma grande perda em sua carteira de títulos do Tesouro dos Estados Unidos e de títulos lastreados em hipotecas.

O SVB sofre com o aumento das taxas de juros dos EUA. O banco é focado em emprestar dinheiro para startups. Com o aumento na taxa de juros e a crise de caixa dos negócios das empresas de tecnologia, o negócio enfrentou problemas.

Para tentar acalmar os ânimos do mercado, na quinta-feira, Greg Becker, CEO do SVB, realizou um call com clientes e afirmou que o banco estava com as finanças sólidas, apesar das perdas recentes. Não foi o suficiente.

Isso motivou uma corrida de saques. O NeoFeed reportou que fundos de venture capital estavam recomendando que investidores brasileiros fizessem o resgate dos recursos o quanto antes. A reportagem entrou em contato com dois investidores, que confirmaram a informação e que conseguiram fazer o saque.

Um empreendedor que pediu para não ser identificado disse que foi alertado por fundos há alguns meses sobre os problemas do SVB e que também retirou o dinheiro que havia depositado. "A chance de quebra era mínima, mas não podemos correr nenhum risco", afirmou ao NeoFeed.

A Trace Finance, fintech que ajuda startups a trazerem seus dólares para o Brasil, informou que resgatou dezenas de milhões de dólares do SBV e que tem uma fila de espera de US$ 3 bilhões para resgate. "Foi um dos dias mais corridos de minha vida", afirmou Bernardo Brites, CEO e fundador da Trace Finance.

Depois de ter cancelado a venda das ações, o SVB Financial Group, controlador do Silicon Valley Bank, passou a buscar comprador para o negócio. Até então, os órgãos reguladores pareciam dispostos a aguardar que isso acontecesse.

No entanto, horas depois, o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia fechou o banco e colocou a operação sob controle do FDIC.